07/05/2024

Anatel libera satélites da Starlink para usar novas frequências

Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, concedeu novas liberações para empresas de satélites, uma delas é a Starlink.

Os satélites da Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk, foram liberados para usar novas frequências. E a Eutelsat 8 West B ganhou a liberação do direito de uso de satélites. Quem fez ambas liberações foi a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, e a notícia foi divulgada pela própria instituição na última quinta-feira, 02. 

Satélite

Segundo o conselheiro da agência reguladora, Vicente Aquino, os satélites da SpaceX e Eutelsat são importantes e complementares. Além disso, já possuem direitos de exploração no país e ambas empresas devem contribuir para o progresso da telecomunicação no Brasil. 

A Anatel explica, em comunicado onde noticiou a informação sobre as liberações, que os satélites da SpaceX, formam uma constelação de milhares de satélites ao redor do mundo. Seus equipamentos ocupam vários planos orbitais, inclinados com relação ao equador, distribuídos em altitudes que vão de 540 a 1.325 quilômetros. 

Esses são os satélites não geoestacionários, ou, como também são chamados, de baixa órbita, e oferecem rápidas respostas, pois tem uma baixa latência. 

Já em relação ao satélite Eutelsat 8 West B, que pertence à operadora francesa Eutelsat. Essa infraestrutura utiliza uma órbita geoestacionária que fica no plano do equador, na longitude de 8 graus oeste, a 36 mil quilômetros de altitude. O equipamento, segundo a Anatel, tem feixes na direção do continente americano e isso permite uma boa cobertura do território do Brasil. 

Para o conselheiro da Anatel, pelo tamanho do Brasil, com dimensões continentais, não é aconselhável deixar de ter uma boa cobertura de satélites que vai atender as necessidades de comunicação do país. 

“Trata-se de infraestrutura essencial, que amplia o alcance, reforça e complementa nossas redes terrestres”, afirmou. 

Ele também disse que a infraestrutura dos satélites pode ser usada para ações que exigem altos volumes de dados até o uso individual para o acesso à internet, com boa qualidade, principalmente em locais mais remotos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários