22/03/2024

Elon Musk afirma ter quase 100 satélites da Starlink ativos no Irã

Bilionário deu a notícia em um postagem no Twitter. A informação vem após três meses que ele falou do interesse em ativar o serviço no país.

Nesta segunda-feira (26), Elon Musk, CEO da SpaceX, disse em uma postagem no Twitter, cuja rede social também lhe pertence, que já tem cerca de 100 satélites de comunicações da Starlink ativos no Irã. A notícia vem após três meses que ele anunciou que ativaria o serviço em todo o país iraniano em meio a protestos. “Aproximando-se de 100 Starlinks ativos no Irã“, tuitou ele.

Elon Musk anunciou sua intenção de ativar a rede de internet via satélite da Starlink no país iraniano em setembro. De acordo com a publicação, seu interesse foi argumentado não apenas pelo desejo de desenvolver um mercado adicional para o serviço da Starlink, mas também por motivos políticos, “promover a liberdade na Internet e o livre fluxo de informações”.

Por enquanto, não há informações de quem paga o serviço da Starlink no Irã e como os terminais, que não são vendidos oficialmente no país, chegam no Irã. Enquanto isso, a empresa do bilionário tem marcado presença em todo o mundo, inclusive no Brasil, cuja autorização foi dada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no início do ano.

A constelação Starlink já conta com milhares de satélites operando em muitas regiões importantes do mundo. Recentemente, a Federal Communications Commission (FCC) dos EUA concedeu à SpaceX permissão para lançar 7.500 satélites Starlink de segunda geração e, em dezembro, a empresa solicitou permissão para equipar seus novos equipamentos com tecnologias para fornecer comunicações celulares.

Por enquanto ainda há poucos dispositivos capazes de suportar conexões via satélite, mas como o desenvolvimento está em andamento, em breve haverá mais modelos com suporte a internet via satélite. Um passo importante, especialmente para atender com cobertura localidades remotas e distantes dos centros.

Starlink ultrapassa a marca de 1 milhão de usuários

Recentemente, o bilionário também anunciou que a sua empresa atingiu o número de 1 milhão de assinantes do serviço. Um salto impressionante, uma vez que em maio deste ano contabilizava cerca de 400 mil.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários