05/04/2024

Claro TV, Vivo TV, SKY e DGO podem ter que ir à Justiça por causa da Jovem Pan

Problemas políticos com os quais a Jovem Pan tem se envolvido ultimamente levou as provedoras de TV por assinatura a essa situação.

Por causa da Jovem Pan News, algumas provedoras de TV por assinatura deverão se explicar judicialmente. São elas a Claro TV, Vivo TV, SKY e DGO. Isso porque o Sleeping Giants Brasil recorreu judicialmente questionando o motivo delas ainda carregarem o sinal da JP. 

Jovem Pan

Entende-se que essas empresas provedoras de TV por assinatura estão colaborando com as desinformações que o Ministério Público Federal acusa que a Jovem Pan está divulgando. 

O questionamento é se as provedoras concordam com a Jovem Pan News

Há indícios de que a emissora incentivou e fomentou os atos violentos que aconteceram na Praça dos Três Poderes em Brasília, no dia 08. Mas o ponto mais forte para o Sleeping Giants Brasil foi a forma como a Jovem Pan se comportou durante a Pandemia, compartilhando informações falsas sobre a vacina e até mesmo tratamentos sem comprovação de eficácia. 

O site Natelinha procurou o Diretor Jurídico da instituição, Humberto Ribeiro, e ele explicou o motivo de entrar na justiça questionando as operadoras:

“Vamos acionar extrajudicialmente as operadoras de TV por assinatura e questionar a razão de, durante a pandemia da Covid-19, incorporarem em seu portfólio de canais um veículo de comunicação que sabidamente difundia desinformação sobre a vacinação,tratamentos sem eficácia comprovada, uso de máscaras e distanciamento social”. 

O advogado também explicou que a notificação tem outro objetivo, que é entender se a programação da Jovem Pan News tem acordo com os segmentos da Claro TV, Vivo TV, SKY e DGO. Ou seja, compreender se as provedoras compactuam com os conteúdos que são transmitidos pela emissora. 

“Ainda queremos saber se condiz com as boas práticas de governança dessas empresas a manutenção da disponibilidade dos conteúdos da TV Jovem Pan News aos seus consumidores, mesmo diante das reiteradas e graves denúncias de que o veículo difunde desinformação sobre a rigidez do processo eleitoral, o papel de instituições de Estado, como as Forças Armadas, além de ataques ao STF e ao TSE”.

A Samsung, embora não seja uma provedora de TV, também emite o sinal da Jovem Pan News nas Smart TVs, através da internet. Por isso foi notificada também. 

Todas as empresas foram questionadas, mas nenhuma emitiu resposta ou nota oficial sobre o assunto.

12 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
12 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários