15/04/2024

MCom entrega rede de fibra óptica na cidade de Curuá, no Pará

Segundo a pasta, a infraestrutura partiu da cidade vizinha Alenquer, e somam 63 quilômetros de rede, beneficiando mais de 70 mil habitantes.

Na semana passada, moradores de Curuá, no Pará, passaram a contar com infraestrutura de internet por fibra óptica implantada no leito do Rio Amazonas. De acordo com o Ministério das Comunicações (MCom), o cabeamento partiu da cidade Alenquer, onde a conexão já está habilitada. Entre as duas cidades, somam 63 quilômetros de rede, beneficiando mais de 70 mil habitantes.

Levar conectividade por meio de redes de infraestrutura de alta velocidade para a Região Amazônica tem sido um esforço do MCom. A rede implantada no leito de rios brasileiros possui 24 pares de fibra óptica, sendo que cada um possui uma capacidade de até 4 Tb/s, permitindo à alta capacidade de internet para a população dos municípios atendidos.

A rede implantada entre Alenquer e Curuá entrará em operação em breve e fará parte da rede de infraestrutura de alta velocidade (conhecida como backbone ou espinha dorsal) que viabiliza a conexão a redes menores (metropolitanas) e vai levar internet a instituições de ensino e pesquisa, hospitais, unidades do Poder Judiciário e outros pontos, melhorando, também os serviços de telecomunicações não só no Pará, mas no Norte do País.

Os planos da pasta prevê implantar 12 mil km de cabeamento por fibra óptica, passando por 59 cidades no Norte do país, beneficiando 10 milhões de moradores da região. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse: “Levar conectividade a cidades de difícil acesso é transformar a vida de uma população. E nós vamos trabalhar incansavelmente para promover a inclusão digital de todos os brasileiros. É o nosso dever e o nosso foco”.

Ainda segundo informações do MCom, atualmente, a cabeamento de fibra óptica de 24 pares está implantada nas seguintes cidades: Macapá (AP), Almeirim, Monte Alegre, Santarém e Alenquer, e que estão em funcionamento. Além de Curuá, outras cidades também receberam a rede, mas ainda aguardam ativação. São as cidades paraenses Santarém, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa; e as amazonenses Parintins, Urucurituba, Itacoatiara, Autazes e Manaus. Até o momento, o cabeamento nessas cidades soma quase 2 mil km.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários