22/04/2024

Celular roubado? Aprenda o que fazer diante dessa situação

Roubo de celular acontece a todo momento nas grandes cidades brasileiras, por isso é importante saber como lidar isso.

Sabia que é possível fazer o bloqueio de um celular roubado? Ou até sabia mas não sabe como fazer? Aprenda nessa matéria como lidar com essa questão que aflige tantos brasileiros. Infelizmente, não foi encontrada a fórmula para acabar com esse mal, mas é possível remediar de alguma maneira.

Celular sendo roubado

Segundo o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 97 celulares foram roubados no Brasil, a cada hora, durante o ano de 2021. Ou seja, 2.321 aparelhos foram levados por dia. É difícil fugir dessa realidade! Por isso, veja abaixo como lidar com essa situação e como fazer o bloqueio de um aparelho roubado. 

Em caso de celular roubado faça um Boletim de Ocorrência e o bloqueio do aparelho 

Faça um boletim de ocorrências online mesmo, dando todas as informações que puder sobre o celular, como número IMEI, modelo, marca, cor etc. Sendo que o IMEI é o mais importante, já que com ele será feito o rastreio e bloqueio do aparelho. 

Portanto, antes de qualquer emergência, é importante ter o número do IMEI guardado em um lugar seguro e que saiba onde estar, assim poderá ser usado em qualquer eventualidade. 

Ligue para os bancos e acesse suas contas onlines

As contas bancárias precisam ser bloqueadas também. Portanto entre em contato com a agência e peça para que bloqueiem o aparelho roubado. 

E contas de e-mail, redes sociais e aplicativos também podem ser reivindicadas. Basta logar pelo computador, ou outro aparelho, e fazer a troca de senha e pedir pra deslogar do celular que foi roubado. 

iOS e Android ajudam em caso de perda de celular

A Apple colocou em seus aparelhos um sistema de segurança que através do login no endereço iCloud.com/find é possível marcar o dispositivo que foi levado e ele será bloqueado remotamente com um código de acesso que mantém seus dados seguros. 

Além disso, é possível rastrear o aparelho através da ferramenta, ajudando as autoridades a encontrar o celular com o criminoso ou onde ele foi perdido.

No Android é possível encontrar, bloquear ou limpar um aparelho desde que esteja ligado, conectado ao Google, conectado a internet, visível no Google Play e com o serviço “encontre meu dispositivo” ativo. 

Quando foi preciso, acesse o site google.com/android/find. Faça o login de acordo com o seu e-mail principal e localize o aparelho no mapa. Caso tenha apenas perdido dele em um cômodo pequeno, por exemplo, pode ativar o som, para achar com maior facilidade.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários