05/05/2024

Programa Wi-Fi Brasil levará internet para mais 500 pontos do Brasil

Segundo o MCom, serão beneficiados escolas, praças públicas, assentamento rurais, UBS, comunidades tradicionais e telecentros comunitários.

Nesta terça-feira (09), o Ministério das Comunicações (MCom) anunciou em Brasília, durante cerimônia comemorativa aos 50 anos da empresa Telebras – Telecomunicações Brasileiras, que irá levar internet para mais 500 pontos espalhados por todo o país por meio do Programa Wi-Fi Brasil.

Segundo as informações, entre os pontos que serão beneficiados estão escolas, praças públicas, assentamento rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades tradicionais e telecentros comunitários.

De acordo com o Ministério das Comunicações, o Wi-Fi Brasil se trata de um programa de inclusão digital, fruto de parceria entre a estatal e a Fundação Banco do Brasil. O total investido em um ano supera os R$ 12 milhões.

O serviço que é disponibilizado pelo Programa Wi-Fi Brasil é via satélite e via terrestre, com uma internet com velocidade de conexão de até 20 megabites por segundo (Mbps), onde são instaladas antenas e roteadores em locais como praças públicas, escolas, assentamentos rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades tradicionais e telecentros comunitários.

Com isso, está também aberto o período para que as instituições interessadas em entrar no programa façam sua solicitação. Segundo o site do MCom, quem pode solicitar o serviço são:

  • Unidades do serviço público, localizadas em áreas rurais, remotas e urbanas em situação de vulnerabilidade social, de fronteira ou de interesse estratégico;
  • Órgãos da administração pública localizados em municípios com dificuldades de acesso a serviços de conexão à internet em banda larga;
  • Cooperativas e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, por meio das quais seja possível promover ou ampliar o processo de inclusão digital; e
  • Localidades e povos de comunidades tradicionais, em conformidade com os objetivos da política nacional de desenvolvimento sustentável, onde inexista oferta adequada de acesso à internet em banda larga, identificadas pelo MCOM.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários