26/04/2024

Densidade de antenas 5G na China é 49x superior a do Brasil; entenda

Segundo dados da agência chinesa Xinhua, há uma estação radiobase para cada grupo de 635 habitantes no país chines.

Não é nenhuma novidade que a China é um país bastante avançado e que investe muito em seus negócios. Não seria diferente com o 5G. Acontece que de janeiro a outubro, as operadoras móveis chinesas já implantaram 825 mil estações rádio base da tecnologia, totalizando 2,25 milhões de antenas para a quinta geração a internet móvel.

Atualmente, a China tem 1,43 milhões de pessoas. De acordo com dados da agência chinesa Xinhua, esse número equivale a uma estação para cada grupo de 635 habitantes. Pode parecer muitas pessoas para pouca antenas, mas no comparativo com o Brasil, o país chines está muito mais avançado.

No Brasil, há apenas 6.883 antenas da tecnologia 5G funcionando, conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Isto quer dizer, que há um site da quinta geração de internet móvel para a densidade de 31.236 pessoas, considerando a projeção de 215 milhões de habitantes do IBGE. Para ser mais claro, a China conta com 49 vezes mais estações 5G do que o Brasil atualmente.

Segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira (28) pela agência local, o setor de telecomunicações chines teve expansão estável nos primeiros 10 meses deste ano, com negócios emergentes, como a computação em nuvem, registrando um rápido crescimento. A receita combinada do setor foi de 1,32 trilhão de yuans (US$ 185 bilhões) entre janeiro e outubro, representando uma subida de 8% ano a ano, segundo o Ministério da Indústria e Informatização.

Receitas de serviços (emergentes) como big data, computação em nuvem, centro de dados de internet e Internet das Coisas, expandiram-se mais rápido, com crescimento de 33,1% ano a ano, para 256,3 bilhões de yuans, juntando as receitas desses negócios emergentes das três gigantes do setor: China Telecom, China Mobile e China Unicom.

A receita de computação em nuvem e big data, no total, subiu 127,8% e 59,3%, respectivamente, nos primeiros 10 meses, enquanto a de centros de dados aumentou 12,7%.

5G no Brasil

Embora não esteja tão avançado quanto na China, o progresso do 5G no Brasil está se desenvolvendo bem. As capitais brasileiras já estão com o sinal da tecnologia ativado, onde instalaram uma estação para cada 100 mil habitantes.

Entretanto, já estão se preparando para ligar o sinal nas regiões metropolitanas e cidades grandes que não sejam as capitais. Em janeiro, 420 cidades já terão o sinal liberado para uso, dependendo apenas das operadoras para iniciar a operação.

Segundo o cronograma do Edital 5G, até 2030, a tecnologia deve estar presente em todas as cidades com ao menos 30 mil habitantes, com a proporção mínima de um site para cada 10 mil pessoas. Só para nível de comparação, nesse caso, a densidade ainda será 15 vezes menor da densidade presente na China. Entretanto, importante ressaltar que no Brasil, a regra do edital se refere a antenas para 5G SA ou superior.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários