27/04/2024

Conheça projeto de lei para regulação de plataformas digitais no Brasil

Projeto de lei sobre regulação das plataformas digitais no Brasil está correndo no Rio Grande do Norte, feito por deputado do PL.

A regulação de plataformas digitais é a proposta de lei 2.768/2022, feita pelo deputado João Maia, do PL – Rio Grande do Norte. O projeto começou a tramitar na Câmara dos Deputados na última quinta-feira, 10. 

Mão segurando plataformas digitais

Nesta proposta sobre regulação das plataformas digitais que atuam no Brasil, o destaque está para Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, que deve ser a responsável pela fiscalização. 

Conheça as ideias do projeto de lei sobre regulação das plataformas digitais no Brasil

Segundo João Maria, a Anatel tem de disciplinar e aplicar sanções over-the-top (acima do topo em tradução literal), deixando-as como Serviço de Valor Adicionado (SVA). 

Com isso, a agência deve atuar nos SVAs de intermediação, ferramentas de pesquisas, redes sociais, plataformas que compartilham vídeos, serviços de mensagem e de publicidade online e mais. 

Nas atribuições atuais da Anatel, pela Lei Geral de Telecomunicações, há limitações para a agência. Ela é apenas reguladora do setor de telecomunicações, com responsabilidades relacionadas às prestações de serviços. 

Sobre as atribuições da Anatel

O projeto de lei argumenta que a regulação das plataformas digitais visa o desenvolvimento econômico, para garantir concorrência justa entre os operadores e agentes econômicos. A proposta é que Anatel tenha as seguintes atribuições:

  • Advertência com prazo para correções;
  • Multa de até 2% do faturamento do grupo econômico no Brasil sobre o último exercício, retirando tributos, levando em consideração a condição econômica do infrator;
  • Obrigação sobre o que pode ou não ser feito;
  • Suspensão temporária de atividades;
  • Proibição de atividades. 

Além dessa ideia sobre regulação de plataformas digitais e ampliação das atividades da Anatel, o deputado também sugeriu a criação de um Fundo de Fiscalização das Plataformas Digitais. Esse fundo financeiro deve funcionar da seguinte maneira: Poder Executivo destinará recursos para desenvolvimento de produtos digitais que sejam inovadores para todo o país. 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários