22/04/2024

Celular na Black Friday? Veja 5 dicas para não cair na ‘Black Fraude’

Black Fraude ou Black Friday? Confira essas dicas para comprar um celular sem cair em problemas nos próximos dias.

A “Black Fraude” é uma expressão que se popularizou no Brasil em função dos enganos que o consumidor pode encontrar no comércio diante das promoções da Black Friday. E para quem está buscando algo especial nessa semana, principalmente celular, confira essas dicas para não cair em mentiras. 

Black Friday

A Black Friday acontece na próxima sexta-feira, 25. Embora as tradições no brasil sejam diferentes, a ação segue a data oficial dos Estados Unidos, logo após o feriado de Ação de Graças. 

5 dicas para não cair na Black Fraude quando for comprar celular 

Nesta lista você encontra dicas gerais aplicadas no universo da telefonia móvel. Confira algumas sugestões de como você pode aproveitar a Black Friday, sem cair em golpes, e conseguindo um bom celular com custo benefício interessante. 

1 – Existe celular 5G na faixa de R$ 1.500

Principalmente na internet, aparelhos como o Samsung Galaxy M53 estão custando por volta de R$ 1.500. Conforme as especificações variam, como por exemplo o tamanho da memória interna, esse valor pode alterar. Mas se sua busca é um aparelho 5G, pode mirar nesse tipo de aparelho e nessa faixa de preço. Caso deseje outras marcas, pode conferir da Motorola e Xiaomi.

2 – Na internet os preços podem estar mais baixos

Compare os preços das lojas físicas com os das lojas virtuais e você pode encontrar diferenças. Sem contar que na internet é possível analisar aparelhos específicos que nem sempre estão disponíveis ao vivo. Faça essa busca que pode ajudar no seu bolso. 

3 – Consulte sua operadora e avalie seu celular antigo 

Além de ofertas de Black Friday, você pode encontrar descontos melhores conversando com sua operadora. Clientes com planos controle e pós-pago podem ter ofertas especiais de acordo quanto pagam por mês. Além disso, aparelhos em bom estado podem gerar abatimento na hora da compra. 

4 – Avalie memória e o processador do aparelho que está procurando 

Modelos básicos de celular são considerados bons a partir de uma memória de 4 GB. Já em relação ao processador, atualmente os processadores da Qualcomm, o Snapdragon, tem se destacado. Portanto, analise o preço em relação a esses dados, às vezes o custo benefício perfeito pode estar entre esses dois fatores. 

5 – Pesquise antes para não ser enrolado e cair na Black Fraude 

Essa dica é geral, serve para qualquer consumo. O conceito da Black Fraude mora aí: comprar algo pela metade do dobro. Ou seja, a loja dobra o valor do produto dias antes da sexta-feira, e no dia troca o preço pela metade. 

O professor do curso de Economia da UNINASSAU Salvador, Odair Salles, comentou sobre o assunto, quando deu dicas para não cair em golpes nessa época:

“É comum ouvir alguém chamar a ‘Black Friday’ de ‘Black Fraude’. Essa brincadeira ficou famosa devido ao comportamento de alguns lojistas que iludiram o público com ofertas não muito boas, descontos ruins e alguns golpes. Como recomendação, é ideal pesquisar com antecedência preços dos produtos que pretendem comprar e aproveitar as ofertas no dia se, de fato, estiverem com preços abaixo.”

No mais, é hora de aproveitar! Até porque muitas lojas fazem ações o mês inteiro, ou durante toda a semana da sexta-feira especial de novembro.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários