27/04/2024

Nova extensão do WhatsApp Web dirá se versão foi hackeada

Entenda como irá funcionar.

Meta, empresa responsável pelo Facebook, WhatsApp e Instagram anunciou que lançou uma extensão chamada Code Verify, para Chrome, Edge e Firefox. Seu objetivo é checar se o WhatsApp WEB foi hackeado.

whatsapp

Diferentemente do computador, a plataforma móvel é um local que não possui muito controle.

Segundo o Cloudflare, empresa responsável por sempre pensar em melhorias para a segurança do WhatsApp, a nova extensão foi desenvolvida por causa do aumento do uso do aplicativo de mensagens através do computador, o chamado WhatsApp Web, que até pouco tempo atrás, não era muito utilizado pelos usuários do app.

Com o uso do WhatsApp no navegador aumentando e o número crescente de usuários em risco — incluindo jornalistas, ativistas e defensores de direitos humanos —, o WhatsApp queria adotar medidas para fornecer garantias aos usuários baseados em navegador.

A empresa alerta que, em caso de algum aviso estranho feito pelo Code Verify, é recomendável não usar o WhatsApp Web até o problema resolvido.

É preciso que o Code Verify seja instalado no navegador. Confira os links:

A versão para Firefox será lançada em breve.

COMO A NOVA EXTENSÃO IRÁ FUNCIONAR

O Code Verify fará uma comparação de hashes, que é uma sequência de caracteres geradas a partir de cálculos matemáticos.

Quem baixar o Code Verify terá a tranquilidade de que quando abrir o WhatsApp Web, o programa irá verificar o hash do código-fonte carregado no navegador e fazer uma comparação com o hash armazenado nos servidores da Cloudflare.

Em seguida, o sistema detecta que se os hashes forem iguais, está tudo certo. No entanto, se eles forem diferentes, alguma adulteração aconteceu.

Por fim, o Code Verify irá gerar três tipos de avisos: “validado”, que significa que está tudo em ordem e “possível risco detectado” e “falha na validação”, que querem dizer que há um problema que precisa ser estudado e resolvido.

FonteTerra
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários