21/04/2024

WhatsApp lança recurso para competir com o Telegram

Aplicativo de mensagens implementará novas funções que diminuirá as diferenças com a sua rival, aumentando assim a competitividade.

Na última quarta-feira (14), o Whatsapp lançou uma nova funcionalidade dentro da sua plataforma que fará com que aumente a competitividade com seu rival, o Telegram. Chamado de Comunidades, o novo recurso permitirá que os administradores possam enviar mensagens a diferentes grupos ao mesmo tempo.

Atualmente, tal funcionalidade é encontrada no aplicativo de mensagens Telegram, sendo um dos principais elementos considerados por seus usuários para escolher tal plataforma. No entanto, a ferramenta só será lançada no Brasil após as eleições deste ano.

O WhatsApp Comunidade permitirá disparos em massa para diversos grupos de interesses comuns. Recurso que está muito associado ao envio de informações falsas, que está associado ao Telegram. Entretanto, a empresa de Mark Zuckerberg afirmou que só será disponibilizado após o pleito de 2022. Além disso, o mensageiro afirma que as escolas, empresas e moradores de prédios são o público-alvo da novidade.

A ferramenta só será liberada no Brasil após as eleições por causa de um acordo selado com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para combater a desinformação durante o pleito. O CEO do WhatsApp, Will Carhcart, se comprometeu a não implementar nenhuma alteração significativa no aplicativo no Brasil antes de tal evento.

“É importante ressaltar que, como já previamente informado em uma reunião entre o então presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, e o CEO do WhatsApp, Will Cathcart, o WhatsApp não implementará nenhuma mudança significativa do produto no Brasil antes das eleições”, divulgou a empresa.

De acordo com comunicado do mensageiro, as Comunidades serão uma “melhor organização de grupos separados sob um ‘guarda-chuva’ principal”. Por exemplo, diretores de escola poderão criar um grupo da instituição, abrangendo outros subgrupos separados de professores, alunos e classes, tornando possível o envio de mensagem de aviso a todos ao mesmo tempo.

Novo recurso de melhorias virão com as seguintes funcionalidades:

  • Reagir as mensagens com emojis;
  • Envio de vídeos, fotos e documentos de até 2GB;
  • Ligação em grupo de até 32 pessoas;
  • O administrador poderá apagar mensagens do grupo;
  • O usuário poderá configurar quais contatos poderão adicioná-lo em grupos e comunidades;
  • O número de telefone dos participantes será oculto para a comunidade, somente os administradores e os membros do grupo em comum poderão ver;
  • Mensagens encaminhadas só poderão ser encaminhadas novamente para um grupo de cada vez.

WhatsApp vs Telegram

O novo recurso era uma das principais diferenças que havia entre as duas plataformas de mensagens, agora o WhatsApp se aproxima mais do Telegram. Outra diferença entre os aplicativos era o número máximo de integrantes em grupos, que é de 256. Agora ficará mais alinhado ao rival, já que permite grupos com 200 mil usuários.

Outra distinção que tem no Telegram é o usuário poder programar o envio de mensagens e fazer chamadas de voz para até 200 mil pessoas. Já no WhatsApp não tem como programa envio de mensagens, e a chamada voz é limitada, até então, para 8 pessoas simultâneas, mas com a Comunidade, passará para 32 usuários.

ViaR7
FonteG1

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários