27/04/2024

TIM Italia e Open Fiber reafirmam acordo para integração de rede óptica

Negócio precisa passar pelo crivo de acionistas, reguladores de telecomunicações, concorrentes locais e autoridades da União Europeia.

A TIM Italia e a Open Fiber, concorrentes no mercado de telecomunicações, assinaram um acordo estendendo seu atendimento a respeito da integração das redes de fibra óptica até o dia 30 de novembro. No contrato inicial, as duas empresas tinham um memorando que a parceria terminaria hoje, 31 de novembro.

As duas empresas anunciaram a intenção de agregar os ativos em maio deste ano, com o intuito de criar um operadora de telecomunicações fixas, que teria abrangência nacional no país europeu.

A TIM Itália é a maior operadora em atividade no país italiano, enquanto que a Open Fiber pertence aos fundos italiano CDO Equilit (CDPE), americana Kohlberg Kravis Roberts (KKR) e australiano Macquarie Asset Management. Todas as companhias concordaram com a assinatura do contrato.

Com a prosperidade do acordo, a nova operadora será controlada pela CDPE, sendo que os demais fundos terão participações minoritárias. O propósito da parceria entre as companhias é acelerar a implantação da rede de alta capacidade em toda a Itália. Esse negócio é parte também do plano de reestruturação do Grupo TIM, que alcançou uma dívida de 29,21 bilhões de euros no final do 1º trimestre deste ano.

Com esse acordo, haverá a separação da unidade de infraestrutura de fibra da TIM Itália da unidade móvel. A partir daí, a operadora pretende focar nas atividades no mercado de serviços de telecomunicações e de transmissão de dados, e não na construção de redes.

Entretanto, o entendimento entre as operadoras não é absoluto sobre o acordo, pois ainda precisa passar pelo aval dos acionistas da TIM Itália para ser concluído, assim como pela aprovação dos reguladores de telecomunicações, dos concorrentes locais e de autoridades da União Europeia.

Segundo a empresa, a rede de fibra óptica da TIM Itália atende 6,28 milhões de residências italianas (24% das casas), com uma extensão de 20,6 milhões de quilômetros de fibra implantados. A quantidade de casas passadas é de 89,1%. Já a Open Fiber é uma rede neutra, que comercializa acesso no atacado e seus clientes contam com 1,6 milhões de casas passadas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários