09/04/2024

TIM e Algar Telecom fecham acordo para operadora móvel virtual

Com a parceria entre as empresas, a operadora mineira poderá oferecer serviços de rede móvel virtual usando a infraestrutura da TIM.

Nesta sexta-feira (30/09), a TIM e a Algar Telecom anunciaram um acordo de MVNO (sigla em inglês para mobile virtual network, ou operadora móvel virtual), onde a operadora mineira poderá prestar serviços de rede móvel virtual a partir do compartilhamento com a infraestrutura da TIM.

Este é primeiro acordo após do tipo após a oferta de referência de atacado para operadoras móveis virtuais da TIM, que cumpre um dos condicionantes para a aprovação da venda da Oi Móvel, homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“Este é o primeiro acordo de operação móvel virtual assinado após a homologação, pela Anatel, da nova oferta de atacado, que cumpre um dos condicionantes da anuência da venda da Oi Móvel. O próximo passo é a obtenção das aprovações regulatórias, incluindo outorga pela Anatel para a implantação da operação”, explicou a TIM, em comunicado próprio.

Mario Girasole, vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM Brasil, recordou que a operadora atende cerca de 88% dos usuários de MVNOs no país. Com isso, o acordo com a Algar Telecom “é mais um marco nesse modelo de negócio”, além de comprovar o “compromisso da TIM com o ambiente competitivo“.

“Este acordo tem especial relevância, pois é o primeiro baseado na nova oferta de atacado recentemente aprovada pela Anatel, reafirmando o protagonismo e o compromisso da TIM com o ambiente competitivo”, diz Girasole.

O vice-presidente de Estratégia e Regulatório da Algar Telecom, Renato Paschoareli, diz que a operadora mineira passa a ampliar sua capacidade de atuação, uma vez que passa a ser uma MVNO autorizada da TIM, antes operava como credenciada.

Para nível de entendimento, uma operadora virtual autorizada assume compromisso junto ao regulador, obedecendo às mesmas regras que uma operadora com espectro próprio deve atender, mas depende da rede de outra operadora. A credenciada apenas representa a operadora de origem na venda dos serviços.

Atualmente, a TIM possui presença nacional, além de rede 4G na faixa de 700 MHz. Além disso, ainda cobre 7 milhões de hectares de área rural, através do Conectar Agro.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários