15/04/2024

Anatel disponibiliza Painel de Dados sobre antenas de telefonia móvel

Além de permitir o acesso à informações sobre as estações ao público, garante mais transparência no processo de implementação do 5G.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio da Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR), disponibilizou uma seção em seu Painel de Dados dedicada a informações relacionadas à autorização e licenciamento no Painel de Dados do portal. Lá, qualquer pessoa poderá ter acesso às informações sobre as Estações do SMP ( Serviço Móvel Pessoal).

Com isso, as pessoas poderão explorar informações sobre o serviço de telefonia móvel no país de forma interativa, tendo acesso a localizações das antenas, as empresas de telecomunicações responsáveis pelo equipamento, a tecnologia que é usado (2G, 3G, 4G e 5G) e as frequências que estão em uso.

A ferramenta permitirá que haja mais transparência no processo de implantação do 5G pelas operadoras, podendo conferir informações sobre as 6 mil estações do SMP da quinta geração de internet móvel, sendo que mais de 5 mil sites fornecem suporte a banda larga móvel do 5G SA (Puro).

O 5G puro, operando na frequência de 3,5 GHz, permite ao consumidor usufruir de maiores velocidades na transmissão de dados. Além das chamadas de voz, a banda larga móvel é uma das aplicações do SMP.

De acordo com a agência, a melhoria no Painel de Dados “é o resultado de um trabalho conjunto da Gerência de Outorga e Licenciamento de Estações (ORLE) – curadora dos dados de licenciamento de Estações – e a Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão (ORER), que contribuiu com os estudos para a elaboração e publicação da nova ferramenta”.

Na nova ferramenta, o consumidor também poderá verificar as prestadoras de telefonia móvel que atuam em sua região ou que possuem estações no itinerário que pretende percorrer. Por exemplo, será possível verificar a disponibilidade da rede de uma operadora em determinada região. O que pode ser útil para quem quer viajar e quer saber se tem sinal móvel quando, durante ou quando chegar ao destino.

Entretanto, vale ressaltar que a qualidade do sinal não depende apenas da presença da antena na área, mas outros fatores podem afetar a conectividade, como o relevo da região.

As novas funções podem ser acessadas pelo Portal da Anatel (www.anatel.gov.br) em Painéis>Outorga e Licenciamento>Estações do SMP.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários