09/10/2024

Quase 20 milhões de brasileiros não têm cobertura de internet

Estudo que aponta os dados usou o crowdsourcing, onde são usados dados fornecidos pelo próprio usuário para cobertura e qualidade do serviço.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), quase 20 milhões de brasileiros ainda estão em localidades em que não há evidência de conexão de banda larga. O estudo foi feito com crowdsourcing, quando são usados dados alimentados pelos próprios usuários para levantamento sobre cobertura e qualidade da internet no Brasil.

Conforme consta no levantamento, estender a cobertura do serviço de banda larga para os 16 milhões de habitantes que vivem em um terço dessas áreas não cobertas aumentaria a cobertura populacional em mais de sete pontos percentuais, o que geraria um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2,4% e teria um custo de US$ 9,5 bilhões. No entanto, desses, dois terços seriam uma contribuição pública para torná-lo viável financeiramente.

No Brasil, esse investimento seria necessário em cinco anos para fazer com que ocorra a inclusão de 15,8 milhões de pessoas, que atualmente se encontram sem acesso à internet fixa ou móvel, atingindo uma cobertura total de 98,2% da população.

Para o estudo, os custos necessários para diminuir essa exclusão digital no país foi trabalhado a localização dos Pontos de Máxima Conectividade (PMC), cujo pontos são localizados com ótimas condições de conectividade, sendo que cada cluster (casas, escolas, pessoas, instituições) é conectado ao PMC mais próximo usando transporte de alta capacidade.

Ainda segundo o levantamento, foram encontrados 2,330 PMC, sendo que 10% deles seriam rentáveis e não precisam de recurso públicos, enquanto que 90% dependeriam desse financiamento público em menor ou maior proporção.

A pesquisa chegou a seguinte divisão: 14% do total, maioria localizada nas regiões Centro e Sul precisaria de apoio público abaixo de 30% do investimento; 45% em todas as regiões necessitariam de recursos públicos entre 30% e 70% do investimento e 30%, localizados principalmente nas regiões Norte e Nordeste, seria necessário investimento total acima de 70%.

Técnica de Crowdsourcing

A metodologia usada na pesquisa vem com a proposta de mostrar que é possível complementar o atual conjunto de ferramentas para a localização geográfica da demanda e oferta de serviços de banda larga fixa, trazendo maior precisão às áreas rurais.

Além disso, preenche informações independentemente de considerações regulatórias; acompanha a evolução do acesso de forma precisa; identifica o fosso digital, estima o seu custo e desenvolve ferramentas para diminuí-lo.

Segundo o BID e a Anatel, o crowdsourcing pode ser usado para estimar de forma precisa, completa e oportuna a localização geográfica da demanda e oferta de serviços de banda larga.

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