02/05/2024

Anatel anuncia 8ª Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida

Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida é feita anualmente e serve para saber como o consumidor avalia as operadoras.

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, anunciou nesta segunda-feira, 19, que quer saber como o consumidor brasileiro avalia os serviços telecom. Por isso está fazendo a 8ª edição da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, que é feita todo ano. A agência divulgou que já foram entrevistados 40 mil pessoas e estima que até o mês de novembro 90 mil pessoas no país serão ouvidas. 

Anatel

Com essa pesquisa a agência reguladora poderá divulgar durante 2023 o Selo de Qualidade das Prestadoras. Sendo assim, as notas que os usuários derem para telefonia fixa e móvel, internet fixa e televisão por assinatura, serão anexadas as reclamações e a qualidade das redes das prestadoras para fazer o selo. Isso vai ajudar o consumidor na escolha de um serviço. 

O que a Anatel vai levar em conta para a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 

Os requisitos que a Anatel vai avaliar serão principalmente sobre como o serviço tem sido oferecido e como atende os seus consumidores. Veja lista completa:

  • qualidade da informação que a prestadora fornece sobre o serviço e seu contrato;
  • canais de atendimento da prestadora;
  • qualidade de funcionamento do serviço;
  • sobre a cobrança de valores, além da satisfação com o serviço prestado pela empresa;
  • padrões de uso da internet;
  • e, para efeitos de classificação do perfil sociodemográfico, idade, renda e escolaridade. 
  • A pesquisa não deve perguntar nada sobre números de documentos pessoais, e-mail para contato, endereço, número de cartão de crédito, dados bancários ou senhas. 

Empresas que serão avaliadas 

Durante essa pesquisa serão avaliadas: Algar, Brisanet, Claro, Gigabyte, MOB Telecom, Oi, Sky, Tim, Unifique, Valenet e Vivo. Sendo que a Oi Móvel será avaliada considerando as empresas que foram feitas para viabilizar o processo de mudança dos clientes para Claro, TIM e Vivo. E, nesse caso, os índices serão avaliados para acompanhar a satisfação e qualidade dos consumidores sobre a transição da Oi para as outras empresas.

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