07/11/2024

Empresas de telecomunicações investiram R$ 8,3 bi no 1T22

Conforme aponta a Conexis Brasil Digital, a média do Capex nos últimos cinco anos foi de R$ 36,9 bilhões em valores nominais.

De acordo com um levantamento da Conexis Brasil Digital, as empresas de telecomunicações totalizaram um investimento de R$ 8,3 bilhões no primeiro trimestre do ano. Em valores nominais, houve um crescimento de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado, mas descontando a inflação, que foi mais de 11%, houve um recuo de 6,1%.

Nos três primeiros meses de 20121, o investimento foi de R$ 8 bilhões, em valores nominais. Em valores atualizados pela inflação, o montante somou R$ 8,8 bilhões. Conforme aponta a entidade, as empresas têm elevado o investimento nos últimos anos.

Em 2018, no mesmo primeiro, o investimento em valores reais foi de R$ 6,9 bilhões. Dois anos depois, chegou a R$ 8,1 bilhões, e este ano alcançou os R$ 8,3 bilhões, um aumento de 19,1% em relação ao ano de 2018. Nesse mesmo período, houve um aumento de 6,5% na base de acessos e uma queda 10,6% na receita, segundo a Conexis. Em 2021, as empresas investiram um total de R$ 35,6 bilhões. A média do Capex nos últimos cinco anos foi de R$ 36,9 bilhões em valores nominais.

“Mantivemos, nos últimos anos, os investimentos anuais acima de R$ 30 bilhões. A expectativa é que o setor mantenha os altos investimentos em 2022, com o 5G chegando a todas as capitais”, afirmou Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis.

Já a receita bruta nos três primeiros meses do ano foi de R$ 66 bilhões, uma alta nominal de 5,8% na comparação com o mesmo período de 2021, enquanto que os dados atualizados pela inflação, a receita teve queda de 4,3% no mesmo comparativo.

A maior parte na receita vem da telefonia e da banda larga móvel, que correspondem a 40% das receitas do setor. Já a banda larga fixa corresponde a 28% da receita do trimestre.

Outro dado que deve ser levado em conta é o crescimento no número de empregos. O setor de telecomunicações gerou 824,8 mil empregos diretos no primeiro trimestre de 2002, aumento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2021.

A base de clientes também apresentou crescimento, onde o país totalizou 343,5 milhões de acessos. Nesse período, houve aumento de 9,3% nos acessos em banda larga fixa e móvel, totalizando 275,2 milhões, sendo 44 milhões de acessos em banda larga fixa e 231,2 milhões em móvel. Já a base de celulares cresceu 7,4%, chegando a 258,3 milhões de acessos.

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