02/07/2022

246 mil chips Oi foram ‘perdidos’ entre março e abril; saiba o motivo

Com a venda da unidade móvel da Oi, suas bases de clientes foram transferidas para as operadoras TIM, Vivo e Claro: saiba detalhes.

Nesta terça-feira (21), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualizou os dados do Serviço Móvel Pessoal (SMP), onde os números mostram que houve uma ‘perda’ de 264 mil chips da unidade móvel da Oi entre março e abril. O motivo foi a migração dos acessos para as operadoras TIM, Vivo e Claro, que compraram a base de clientes da Oi Móvel.

Segundo os dados da Anatel, em março, a Oi Móvel contava com 42.078.291 acessos de telefonia móvel. No entanto, desse total, foram transferidos para as novas operadoras 41.813.937 chips.

Nessa divisão, a TIM ficou com 39% dos chips da Oi Móvel. A operadora criou a SPE Cozani RJ Infraestrutura e Redes de Telecomunicações S.A. que, em abril, informou 16.309.834 acessos. Em seguida, a Claro, que ficou com a segunda maior fatia de clientes, ficou com 31% do total, sendo que também criou a SPE Jonava RJ Infraestrutura e Redes de Telecomunicações S.A., que informou que a empresa, ao todo, recebeu 12.852.996 acessos do SMP em abril.

A operadora Vivo recebeu 30% dos chips da Oi Móvel e a SPE Garliava RJ infraestrutura e Redes de Telecomunicações S.A., informou que teve 12.651.107 acessos em abril.

Assim como já noticiado nesta terça-feira (21), no mês de abril, o Brasil registrou 259,2 milhões de acessos na telefonia móvel, uma leve alta de 0,4% em relação ao mês anterior, que registrou 258,7 milhões. Anualmente, o aumento foi de 7,1%, sendo que no ano passado foram registrados 242 milhões de chips.

Migrações de clientes da Oi

O processo de migração dos clientes da base da Oi para as operadoras TIM, Vivo e Claro, irá ocorrer de forma gradual, sendo que os usuários serão avisados com antecedência sobre o prazo de mudança e condições de pagamento. Por enquanto, nada muda para os clientes Oi Móvel, que continuam recebendo faturas e sendo atendidos pelos mesmos canais de atendimento de ofertas.

Embora nada mude, alguns clientes da Oi já estão podendo usar a rede de suas novas operadoras, pois a TIM e Claro já liberam suas redes para os novos usuários. Com isso, a depender da cobertura da localidade, os clientes da unidade móvel da Oi que ficaram com a TIM ou Claro, já podem escolher mudar e usar a rede da outra operadora.

Vale ressaltar também que nenhum cliente é obrigado a ficar com a operadora determinadas na compra da Oi Móvel, pois podem pedir a portabilidade numérica a qualquer momento. Se o usuário não se manifestar sobre o assunto, solicitando a mudança para outra operadora de preferência, a migração ocorrerá automaticamente.

Cleane Lima
Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
0
O que você acha? Comente!x