12/04/2024

Prefeitura de Campinas faz parceria com o Google que fornecerá sistemas e soluções tecnológicas

Nessa primeira etapa, a Secretaria da Educação em Campinas será a primeira a usufruir dos benefícios da parceria.

Durante uma live realizada nas redes sociais, a Informática de Municípios Associados (IMA) e a Prefeitura de Campina anunciaram na sexta-feira (27) que fecharam uma parceria com o Google para o desenvolvimento de sistemas e soluções de tecnologia, além de contratar serviços e produtos com descontos.

Nesse último caso, a IMA poderá comprar mais de 2 mil produtos e/ou serviços da empresa com condições comerciais mais favoráveis. Elias Tavares, presidente da IMA, afirma que o contrato prevê o giro de R$ 109 milhões ao longo de quatro anos. No entanto, isto não quer dizer que todo esse montante deverá ser gasto.

“É legal explicar e deixar claro que não existe isso de que a Prefeitura ou a IMA terá que colocar esses R$ 110 milhões. O contrato é abrangente, a gente vai consumir conforme a realidade. A Secretaria de Educação, por exemplo, pode ter interesse na aquisição de 40 mil unidades de ‘workspace’, então, a gente paga o Google de acordo com o que consumir. Ela não onera em nada a empresa e muito menos o município de Campinas”.

A Secretaria de Educação será a primeira em Campinas a usufruir dos benefícios da parceria. O prefeito, Dário Saadi, comentou que a parceria com a Secretaria de Educação é apenas o passo inicial, pois outras secretarias podem apresentar demandas por soluções tecnológicas.

Rodolfo Santi, diretor de inovação e desenvolvimento da IMA, falou sobre como a pasta começará a receber os serviços e sobre a transição para armazenamento digital de dados.

“[…] Hoje, temos 290 terabytes (TB) de informações e agora vamos passar para um universo ilimitado de armazenamento de dados. Isso é um grande salto para nós, pois vai inibir a compra de mais equipamentos, computadores, servidores, data centers, o que leva um certo tempo para ser adquirido devido aos processos licitatórios, que têm morosidade”.

Segundo o diretor, com o armazenamento em nuvem, o funcionamento do serviço 24 horas por sete dias da semana será garantido, diminuindo a preocupação com possíveis problemas, como queda de energia.

No acordo, a especialização e capacidade dos funcionários da IMA, que já estão acostumados a trabalhar com serviços públicos e processo e sistemas da Prefeitura, trabalharão em conjunto com o estágio avançado das empresas privadas que estão em relação às soluções tecnológicas.

O prefeito Dário Saadi, afirma que todo o trabalho foi realizado por duas empresas que venceram processo licitatório.

“Por meio dessas duas empresas licitadas, a IMA vai desenvolver produtos junto com o Google e vender para o setor público. Hoje, a IMA pode vender para a Prefeitura, mas ela tem que desenvolver o produto. Por que ela vai desenvolver se um parceiro já possui o produto? Ela vai aprimorar, fazer esse processo junto com as empresas parceiras e oferecer soluções. A Prefeitura tem muitas soluções que a IMA faz, mas há muitas que ela compra, que não teve como desenvolver até o momento”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários