29/06/2022

Neko pode ser multada pela Anatel por desistir de lote 5G

Empresa é a segunda a desistir de espectro arrematado em leilão realizado em novembro de 2021. Fly Link desistiu 3 dias depois do certame.

Durante conversa com jornalistas nesta terça-feira (24), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, afirmou que a agência estuda fazer da desistência da Neko um caso de exemplo para o setor. Com isso, a empresa que desistiu do lote arrematado no leilão 5G pode sofrer uma “punição exemplar”.

Segundo o executivo, está sendo estudado uma punição rigorosa para a empresa, como aplicação de multa milionária, além de vetar a participação em futuras licitações por um período determinado. O processo ainda será encaminhado para o Conselho Diretor da Anatel para deliberação.

A Neko informou em abril à Anatel que estaria abrindo mão do espectro de 200 MHz, na faixa de 26 GHz, no estado de São Paulo. A desistência afeta diretamente a implementação da conectividade nas escolas públicas, cuja faixa também era destinada. Com isso, o valor do leilão destinado para levar internet para instituições de ensino foi reduzido para R$ 3,1 bilhões, sendo que o valor era de R$ 3,5 bilhões.

Cerca de 3 dias depois do leilão realizado em novembro do ano passado, a Fly Link também desistiu da faixa arrematada no leilão. A empresa comprou o espectro no Triângulo Mineiro. Na época, a empresa informou a Anatel o desinteresse pela licença do 5G por não ter arrematado “outros lotes que complementariam o seu modelo de negócios”.

Com isso, tanto a Fly Link como a Neko perdem o status de operadora de telefonia móvel. Além disso, a Anatel determina que de acordo com o edital do certame, a desistência pode resultar em uma multa de 10% que incide sobre o preço ofertado na proposta vencedora. Ou seja, assim como foi com a Fly Link, a Neko também pode ser multada pelo órgão.

Vale ressaltar que a faixa de 26 GHz é destinada para aplicações industriais, como internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) e automação, além de ser mais desafiadora por ser milimétrica, necessitando de intervalos menores a cada ciclo de frequência.

Cleane Lima
Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
0
O que você acha? Comente!x
POCO F4 / POCO X4 GT no AliExpress