23/04/2024

TIM expande parceria com F5 Networks para otimizar tráfego de rede

Operadora planeja ter uma plataforma integrada para melhorar a experiência dos clientes e oferecer mais segurança.

TIM Brasil nesta quarta-feira (06) que expandiu a sua parceria com a F5 Networks, por meio da integradora Dinadigital, para alimentar projetos refere a DNS seguro (endereçamento na internet), a otimização de tráfego de rede e firewall de alta capacidade para a rede móvel. Segundo a operadora, o intuito é ampliar a performance e a segurança da rede que será distribuída para o 5G.

Segundo a empresa de telecomunicações, a proposta com a expansão da parceira é para ter uma plataforma integrada que melhora a experiência dos usuários, garantindo a entrega de dados com menos perda e mais segurança.

A TIM já possui três projetos integrados a Dinadigital, cada uma em fases diferentes de implementações, onde é previsto a utilização de Inteligência artificial (IA) e Machine Learning.

De acordo com a TIM, a redução da quantidade de empresas contratadas e consolidar fornecedores e parceiros ajudará na diminuição de custos e promoverá mais sinergia entre as áreas técnicas. Com a Dinadigital como integradora, a operadora poderá descentralizar operações, com uma solução “mais robusta e segura”, afirma a TIM.

A TIM e a F5 irão focar nessa primeira fase da parceria na implementação da solução de DNS seguro da F5 em diversos PoP (sigla de Point of Presence, designação do responsável pela distribuição do acesso local de internet aos clientes). O objetivo é evitar obstáculos na funcionalidade de endereçamento IP, além de reduzir a latência, tornando assim a navegação mais veloz.

O que a F5 fará é a criação de uma camada de serviços para as aplicações que inclui criptografia e segurança, além de possibilitar que as organizações adotem a infraestrutura que preferirem.

Sobre a F5 Networks

A F5 é uma empresa de tecnologia que tem sede em Washington, nos Estados Unidos, e conta com 85 escritórios em 43 países. Em 2021, a companhia fechou o ano fiscal com faturamento de US$ 2,60 bilhões, um crescimento de 10,6% em relação aos resultados do ano anterior.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários