23/04/2024

Impasse trava negociações entre a TIM Itália e o fundo KKR

Ações da Telecom Italia caem devido a possibilidade do fundo norte-americano desistir da proposta de compra da empresa italiana.

Foi divulgada hoje (05), uma carta da KKR ao conselho da Telecom Itália, onde o fundo norte-americano afirma que não irá formalizar sua oferta de 10,8 bilhões de euros pela empresa sem que tenha acesso aos registros contábeis sob um processo de auditoria prévia.

A empresa de telecomunicações italiana, que está avançando com seu próprio plano autônomo, afirma que só dará acesso aos números da companhia após ser feita uma oferta formal. Com isso, fica esse impasse nas negociações que não avançam e diminui ainda mais as chances de negócio.

Segundo fontes que teve acesso a carta, a KKR ainda continua interessada na compra da empresa, mas não confirmaria uma oferta sem a devida diligência, uma vez que as condições do mercado sofreram alteração com a guerra na Ucrânia. A TIM cortou sua perspectiva e sofreu uma série de rebaixamentos de classificação de crédito.

A carta dizia que o fundo norte-americano permanece disponível para avaliar acordos que criariam valor para a TIM e todos os seus acionistas, acrescentaram as fontes.

“Embora no momento não possamos reconfirmar nossa oferta proposta, permanecemos à sua disposição para concluir a devida diligência ou explorar qualquer outra transação no interesse dos acionistas e do país da Itália”, disse a KKR em comentários vistos pela Reuters.

Ações despencam

Devido a incerteza e impasse na negociação com a KKR, as ações da Telecom Italia apresentaram uma queda em até 4%, para 0,31 euro, permanecendo bem abaixo da oferta indicativa de 0,505 euro pela proposta da KKR lançada em novembro do ano passado. Às 12h31 (horário de Brasília), os papéis da controladora da TIM Brasil mostravam baixa de 2,3%.

Isso também acaba afetando as negociações entre as companhias. “As chances do acordo parecem agora muito baixas“, disseram analistas do Banca Akros em nota.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários