22/04/2024

Ligações de robôs poderão ser bloqueadas pelas operadoras de telefonia

Iniciativa da Anatel se junta à ações como o ‘Não Me Perturbe’ e o prefixo 0303 para evitar chamadas abusivas de telemarketing.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu que vai permitir que as operadoras de telefonia celular bloqueiem essas ligações realizadas por robôs, as chamadas robocalls. De acordo com fontes, o órgão regulador estuda como ira estabelecer a regra para as empresas: se será com uma medida cautelar ou outro instrumento de regulação.

Em uma pesquisa realizada pelas operadoras de telecomunicações foram identificadas que 20 números de telefone, operadas por robôs, fazem cerca de 61,7 milhões de ligações em um único mês, sendo que metade delas possuem duração inferior a três segundos. O estudo também aponta que apenas um robô é capaz de fazer mais de três milhões de ligações por mês.

Essas são aquelas ligações que são derrubadas após o consumidor atender, onde servem para a formação de um cadastro potencial de telemarketing. Com esse sistema, fica entendido que a pessoa que atender aquela ligação estaria, a princípio, disposta a receber ofertas de produtos e serviços por telefone.

A iniciativa da Anatel é mais uma parte estratégia para reduzir a prática de telemarketing abusivo, que teve alta significativa durante a pandemia da covid-19. Tal determinação foi iniciada há um mês com a nova norma também adotada pela Agência que diz que as ligações originadas do telemarketing ativo deveriam ser identificadas com o prefixo 0303.

Na segunda-feira (11), a Anatel colocou no ar uma página online sobre o prefixo. Na home, o usuário poderá ver quais são as 450 empresas que já têm um prefixo para a oferta de serviços, assim como quais os smartphones que permitem o bloqueio de chamadas indesejadas.

Por enquanto, o sistema ainda não permite o bloqueio total do prefixo, somente em ligações individuais. No entanto, como cada empresa traz um único número 0303 para operar no telemarketing, ao bloquear a ligação, o consumidor ficará livre de todas as chamadas realizadas por aquela empresa.

Com isso, o sistema será mais eficaz, pois atualmente é possível receber ligações de números distintos e diversificados originadas da mesma empresa. Com o novo método, o consumidor não será mais incomodado pela companhia.

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