29/03/2024

Comissão do Senado aprova o nome de Carlos Baigorri para a presidência da Anatel

Baigorri é atual conselheiro da agência. Para seu lugar, foi aprovada a indicação do atual secretário de Telecomunicações, Artur Coimbra.

Na terça-feira, dia 5 de abril, Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou por unanimidade o nome de Carlos Baigorri para presidência da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações. Baigorri é atual conselheiro da agência. Para seu lugar, foi aprovada a indicação do atual secretário de Telecomunicações, Artur Coimbra.

carlos-baigorri-anatel-presidencia
Foto: Reprodução Internet

Votaram a favor 41 senadores, contra 4 e 3 se abstiveram. Artur Coimbra recebeu 39 votos a favor, 4 contra e 3 abstenções.

Agora, para Baigorri se tornar de vez o presidente da Anatel, o Senado precisa aprovar a indicação, já que cabe ao órgão precisa aceitar a indicação de pessoas para conselhos, embaixadas, tribunais e etc. As votações são secretas e exigem a presença dos senadores.

Se aprovado, Baigorri ocupará a vaga do ex-presidente da Anatel Leonardo Euler. Desde novembro, a agência é comandada interinamente, primeiro por Raphael Garcia, depois pelo superintendente Wilson Diniz Wellisch.

Recentemente, Baigorri disse que, se aprovado pelo Congresso, o fim dos contratos de concessão da telefonia fixa, em 2025, a implementação do 5G e o combate ao telemarketing abusivo serão seus principais desafios nos próximos anos.

Como Coimbra vai assumir uma vaga herdada, seu mandato como conselheiro na Anatel se encerrará em 4 de novembro de 2024.

SOBRE CARLOS BAIGORRI

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Na área de telecomunicações desde 2006, foi consultor e analista de informações setoriais em associação de operadoras celulares.

Também atuou como professor de graduação na Universidade Católica de Brasília (UCB), no Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) e no Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (IBMEC). Escreveu artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. É servidor de carreira da Anatel desde 2009, onde já foi superintendente-executivo, superintendente de competição, superintendente de controle de obrigações e chefe da Assessoria Técnica.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários