25/03/2024

Brain e UFU assinam acordo com Instituto de Telecomunicações para atuarem em projetos de inovação

Será trabalhado no acordo, os temas relacionados à TIC, Soluções Digitais, 5G, Redes Telecom, Inteligência Artificial, entre outros.

O Brain, centro de inovação e negócios digitais da Algar Telecom, fechou parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Instituto de Telecomunicações (IT) para atuarem de forma conjunta entre Brasil e Portugal em projetos de inovação a partir de janeiro deste ano.

O acordo entre os institutos e a universidade tem o foco no trabalho voltado principalmente para temas disruptivos relacionados à TIC, Soluções Digitais, 5G, Redes Telecom, Computação Quântica, Inteligência Artificial, entre outros.

A parceria une a iniciativa privada com instituições públicas científicas renomadas no país e no exterior para agilizar a iniciação de novos projetos de P&D (pesquisa e desenvolvimento), promover a troca de tecnologias e experiências entre profissionais, além de facilitar o compartilhamento de recursos humanos e espaços físicos (laboratórios de pesquisas).

Zaima Milazzo, presidente do Brain, explica que

“O Brain, sendo um centro de inovação em negócios digitais, tem buscado se aliar a grandes referências no Brasil e no mundo para ter uma ampla visão sobre as novas tecnologias e as possibilidades trazidas por elas, algo essencial para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A união com essas instituições, que se complementam por terem linhas de pesquisa muito semelhantes, acontece com esse objetivo e busca somar o know how do Brasil e de Portugal para acelerar projetos”.

LEIA TAMBÉM:

–> Brain, da Algar Telecom, seleciona startups que atuam na área de vendas

–> Algar Telecom lança solução IoT de eficiência energética

–> Algar Telecom tem lucro líquido de R$ 94,7 milhões no 3º trimestre

Sobre as empresas

O Instituto de Telecomunicações (IT) fica localizado em Aveiro, Portugal, e se trata de uma entidade privada formada por nove instituições de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de telecomunicações, e é amplamente reconhecido em seu país e na Europa.

Já a Universidade Federal de Uberlândia é referência em tecnologia, laboratórios e pesquisadores também direcionados à TI e Telecom. Além de atuar na coordenação do projeto “BRASIL5G and Beyond” e participar do projeto “Brasil 6G”, ambos financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), também participa do Fórum 5G Brasil e em projetos de colaboração internacional nesta área.

O Brain é um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) que busca promover o desenvolvimento de soluções disruptivas para solucionar problemas de empresas e pessoas através do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas, mantendo um grupo de pesquisadores dedicados especificamente às atividades de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).

Por meio da sua fundadora Algar Telecom, o Brain também oferece aos parceiros acesso ao mercado, com base de clientes para aplicação prática de testes e pesquisas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários