20/04/2024

Dona da TIM anuncia joint venture para a construção de um hub digital no Panamá

Estrutura será uma ponte para a conectividade nas Américas, além de integrar a rede com Europa, África e Ásia.

A Sparkle, subsidiária da Telecom Italia, controladora da TIM (TIMS3) no Brasil, anunciou a criação de uma joint venture com a panamenha Trans Ocean Network para construir um hub digital no Panamá, o “Panama Digital Gateway”. A iniciativa visa criar uma infraestrutura para ser o centro de conectividade para toda a América Central, a região andina e o Caribe.

A ideia é que o hub seja integrado ao backbone global da Sparkle, que tem mais de 600 mil km de fibra, se estendendo da Europa à África, além das Américas e a Ásia. A estrutura também será o ponto de aterrissagem de cabos submarinos existentes e futuros. Com isso, o Panamá se tornará um centro digital estratégico entre as Américas do Sul e do Norte.

As empresas italiana e panamenha pretendem construir um novo edifício de 3.200 metros quadrados, utilizando tecnologias e infraestruturas de última geração.

VEJA TAMBÉM:

–> TIM Brasil já representa 50% do valor de mercado da Telecom Italia

–> TIM contrata Sparkle para oferecer serviços de conectividade internacional

–> Dona da TIM encerra contrato com a Huawei, dizem fontes

“O desenvolvimento de infraestruturas nas Américas representa um pilar do plano estratégico da Sparkle para consolidar o seu posicionamento no mercado de telecomunicações ao mesmo tempo que reforça a sua oferta de soluções digitais às empresas”, disse Elisabetta Romano, CEO da Sparkle.

“A construção do hub no Panamá, um cruzamento natural da América Central e uma ponte entre o Atlântico e o Pacífico e também um hub estratégico entre a América do Norte e do Sul, é um projeto de fundamental importância para o desembarque de novos cabos submarinos e a criação de um ecossistema de atores interconectados”, completa a executiva.

“O Panama Digital Gateway consolida e posiciona o Panamá como o hub digital da região, fortalecendo a conectividade de nosso país e se tornando uma oferta estratégica de interconexão para OTTs, operadoras e empresas”, afirmou Joaquín Victoria Díaz, gerente geral da rede Trans Ocean.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telecom Italia.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários