16/04/2024

Empresa alerta sobre grave falha de segurança no WhatsApp Web

Brecha permite que pessoas mal intencionadas tenham acesso a mensagens, fotos e conteúdos compartilhados no aplicativo de mensagens.

Empresa alerta sobre grave falha de segurança no WhatsApp Web

A empresa de cibersegurança ISH Tecnologia, em conjunto com a L1 Engenharia, identificou uma brecha de segurança crítica no WhatsApp Web, que permite acessar o famoso aplicativo de mensagens instantâneas pelo computador. O problema afeta também as versões desktop e o app para a Windows Store.

De acordo com o alerta, atacantes podem ter acesso a mensagens, fotos e conteúdos compartilhados no WhatsApp. Com isso, hackers podem se passar por usuários para conseguir vantagens ou aplicar golpes.

“Essa vulnerabilidade, além de poder ser explorada de uma maneira muito simples, tem uma rastreabilidade praticamente inexistente”, diz José Paulo Paschoa, chefe do centro de operações de segurança da ISH Tecnologia.

Diante da vulnerabilidade, a ISH Tecnologia recomenda que o usuário desconecte a conta quando não estiver na frente do computador. A empresa afirma que já notificou o Facebook sobre a falha de segurança. Vale lembrar que o WhatsApp oferece criptografia de ponta a ponta desde 2016, justamente para prevenir o roubo de informações por terceiros.

VEJA TAMBÉM:

–> Pelé faz videochamada com Zuckerberg para divulgar WhatsApp Pay

–> WhatsApp ‘volta atrás’ em decisão polêmica sobre privacidade

–> Maioria dos brasileiros consideram que ‘WhatsApp Pay’ não é seguro, diz pesquisa

Mudanças no WhatsApp Web

Atualmente, a versão web do WhatsApp está em fase de testes para que ele possa funcionar independentemente de o celular estar conectado ou não. Um pequeno grupo de usuários ao redor do mundo já começou a utilizar a novidade (ainda na fase beta).

Quando estiver disponível para todos, o usuário ainda precisará fazer a leitura do QR Code pelo smartphone para conectar a conta ao computador. Porém, para dificultar a clonagem ou roubo de contas, será obrigatório também uma autenticação biométrica para acessar a multiplataforma.

O Facebook afirma que o novo WhatsApp Web continuará a ter o mesmo nível de privacidade e segurança da versão atual. A novidade ainda não tem data oficial para ser lançada.

Recentemente, o WhatsApp lançou um comercial mundial no qual exalta a privacidade do aplicativo. “O que os uniu, com criptografia ponta a ponta, só eles sabem”, diz o filme.

Com informações de Telesíntese e Estado de Minas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários