InícioInternet Banda LargaEmpresas encerraram janeiro com 4,1 milhões de contratos de banda larga fixa

Empresas encerraram janeiro com 4,1 milhões de contratos de banda larga fixa

Levantamento da Anatel mostra que o número é inferior ao registrado no final de 2020.

Pessoa instalando o cabo de conexão no roteador.
Imagem: Getty Images.

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelam que as empresas do país encerram o primeiro mês do ano com 4,180 milhões de contratos de banda larga fixa, o que representa, aproximadamente, 11% da base nacional do serviço.

O levantamento ainda mostra que 31,290 milhões de acessos foram registrados em nomes de pessoas físicas (PFs).

A característica de outros 468 mil contratos não foram informados pelas operadoras, no momento de notificarem a Anatel.

Nesse levantamento mensal, a agência reguladora também passou a divulgar uma divisão por tipo de produto, mostrando que em janeiro deste ano foram registrados 937 mil contratos de linhas dedicadas na banda larga fixa, além de 16 acessos relacionados a comunicação máquina-à-máquina (M2M).


Ainda de acordo com os dados da Anatel, o país terminou janeiro deste ano com 35,939 milhões de contratos de Internet Fixa.

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Desde que foi realizada a primeira divulgação, em março deste ano, houve uma atualização em que forma incluídos 144 mil novos contratos.

Apesar disso e do número parecer expressivo, essa quantidade é menor do que os 36,344 milhões de contratos registrados no final do anos passado.

O que pode explicar essa queda é a ocorrência de uma subnotificação, principalmente por parte de pequenas empresas.

Além disso, a agência reguladora afirma que estão havendo ajustes em algumas bases de dados, por conta das mudanças nas coletas mensais de informações, conforme a Resolução n° 712/2019.

Com essas alteração, deve haver uma separação do meio de acesso e tecnologia utilizada na prestação da banda larga fixa e uma substituição relacionada às faixa de velocidade por informações mais detalhadas de velocidades contratadas pelo usuário.

Banda larga fixa

Segundo a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel referente a 2020, o serviço de banda larga foi o que teve a pior avaliação entre os consumidores.

Na média geral, o serviço ficou com a nota 6,51, ficando atrás da TV por assinatura, com 7,17; da telefonia móvel pré-paga, com 7,45; e da telefonia móvel pós-paga, com 7,49.

Com informações de Teletime.

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