Claro registra receita de R$ 39,5 bilhões em 2020

COMPARTILHAR:

Resultado foi impulsionado pelo crescimento nos serviços móveis pós-pago, banda larga e pela venda de aparelhos.

Resultados financeiros da Claro

Durante apresentação de resultados na noite desta terça-feira, 9, a Claro informou ao mercado que atingiu um faturamento de R$ 10,1 bilhões no quatro trimestre de 2020, acumulando durante o ano a receita total de R$ 39,5 bilhões, crescimento de 1,7% em relação ao ano anterior.

Mesmo em um cenário de pandemia, o EBITDA da empresa (lucro antes de impostos, depreciações e amortizações) foi de R$ 16,1 bilhões em 2020, avanço de 8,4% em relação a 2019.

Somente no último trimestre do ano passado, o EBITDA cresceu 8,9%, atingindo a cifra de R$ 4,2 bilhões, quando comparado com o 3º trimestre de 2020.

De acordo com a companhia, os bons resultados foram impulsionados pelo crescimento de 29,6% na base de pós-pago em relação a 2019, adicionando 8,2 milhões de clientes.

VIU ISSO?

–> Portabilidade: Claro recebeu mais de 14 mil clientes em janeiro

–> Cliente Claro passa a ter acesso a ‘cinema virtual’ dentro do NOW

–> Claro box tv ganha aplicativo do Globoplay

Além disso, a venda de aparelhos apresentou um salto de 46,5%, gerando uma receita de R$ 488 milhões no quatro trimestre.

A companhia também apresentou crescimento de 9,3% nas receitas de interconexão, somando R$ 120 milhões ao resultado.

Banda larga

Apesar da companhia ter adicionado mais de 1,5 milhões de clientes nos últimos 12 meses na oferta de banda larga residencial, as receitas dos serviços fixos apresentaram uma queda de 4,8%, somando R$ 5,3 bilhões, ante os R$ 5,6 bilhões do quatro trimestre de 2019.

A Claro não explicou o motivo para a queda de receitas fixas, mas ela deve estar relacionada à TV por assinatura.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a operadora perdeu quase 776 mil clientes ao longo de 2020, 183 mil somente no último trimestre do ano.

Entretanto, é válido ressaltar que a Claro tem participação societária em algumas empresas do grupo no Brasil cujos resultados não consolidam, principalmente a “Claro TV DTH”, que oferece o serviço de TV Paga via satélite.

Já o serviço de internet fixa apresentou um crescimento de 10,4% no 4º trimestre de 2020 quando comparado ao mesmo período de 2019.

Segundo a Claro, o serviço de banda larga está presente em 286 cidades brasileiras, sendo 80 delas cobertas pela tecnologia de fibra óptica.

A companhia possui o market share de 27,4% no segmento de banda larga, sendo que em dezembro passado a empresa tinha liderança nos acessos (35,9%) em “ultrabroadband” (conexões acima de 34 Mbps).

“A Administração segue focada em adotar as medidas necessárias para minimizar os efeitos da pandemia do Covid-19 nos negócios, com o objetivo de manter a saúde financeira e a liquidez da Companhia”, finalizou o comunicado da Claro.

Com informações de Relações com Investidores Claro.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários