Brasil passa a integrar programa internacional de inclusão digital

País receberá aporte para promover projetos para populações vulneráveis.

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 10, Leonardo de Morais, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e Liz Davidson, encarregada de Negócios da Embaixada Britânica no Brasil, assinaram um memorando de entendimento para promover a inclusão digital no país.

Com o acordo, o Brasil passa a participar da rede de parceiros do Digital Access Programme (“Programa de Acesso Digital”, em inglês), que é mantido pelo governo britânico, ao lado da África do Sul, Nigéria, Quênia e Indonésia.


A ideia do programa é promover uma conectividade acessível e protegida para as populações em situação vulnerável. Com a inclusão, espera-se apoiar ecossistemas, criar empregos e gerar soluções digitais para os principais desafios locais.

No memorando é previsto um aporte de 14 milhões de libras esterlinas (R$ 95,49 milhões na cotação atual) para promover projetos de inclusão digital no Brasil.

Durante a cerimônia, Morais ressaltou que o acordo permitirá que haja uma maior estreitamento nas relações entre o Brasil e o Reino Unido, principalmente em áreas de telecomunicações e expansão da infraestrutura.

“O Brasil é um país continental, com diferentes realidades, diferentes idiossincrasias e particularidades. Nós temos certeza de que essa cooperação pode ser bastante e mutuamente benéfica”, afirmou o presidente da Anatel.

VIU ISSO?

–> Altos impostos atrasam inclusão digital no Brasil, diz TIM

–> Projeto de Lei quer garantir banda larga para professores e alunos

–> MCTIC fecha parceria com a Telebras para inclusão digital no Brasil

Para a representante do governo britânico, a internet é um “poderoso impulsionador do desenvolvimento” e que o investimento na área ajuda no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

“Temos interesse especialmente nas comunidades mais vulneráveis e gostaríamos de apoiá-las a obterem acesso básico à internet de maneira inclusiva, segura e sustentável”, completou Davidson.

Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários