Município ganha internet grátis como presente de Natal

População pode utilizar conexão Wi-Fi sem pagar nada em várias praças e parques da cidade.

Foto: Prefeitura de Montes Claros.

Nesta quarta-feira, 4, a Prefeitura de Montes Claros, anunciou que vai disponibilizar a partir da próxima semana o acesso à internet grátis e de qualidade para a população do município, como um presente de Natal.

O projeto “Onda Verde” idealizado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Planejamento e Gestão, pretende disponibilizar pontos de conexão Wi-Fi em 43 praças e parques de Montes Claros, no interior de Minas Gerais.


A empresa responsável é a Connect, habilitada por meio de chamamento público, que terá outorga de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Para isso, a empresa precisa cumprir requisitos, como velocidade efetiva mínima de conexão de 512 kbps de download por usuário, 24 horas por dia e 7 dias por semana, além de garantir cobertura mínima de 50% da área útil em parques e de 70% em praças.

“Provavelmente na quarta-feira, dia 11, na praça Dr. Carlos, o primeiro ponto de conexão, com acesso à internet grátis e de qualidade para atender, em média, 150 pessoas simultaneamente”, explicou Rogério de Paula Rodrigues Pereira, diretor da Connect.

VIU ISSO?

–> Internet gratuita deveria ser um direito humano básico, diz estudo

–> Operadoras auxiliam campos de refugiados com cobertura, diz ONU

–> Pontos de internet grátis substituem cabines telefônicas em Londres

Para utilizar o serviço, o cidadão precisa fazer apenas um cadastro com dados básicos, como nome, e-mail, CPF e número de celular. Ele poderá se reconectar quantas vezes quiser. O tempo limite de conexão é de 20 minutos ininterruptos, com intervalo de 3 minutos reconexão, momento este que serão exibidas propagandas.

O município de Montes Claros tem em torno de 404,8 mil habitantes e uma média 56% de arborização de vias públicas. O Projeto Onda Verde busca democratizar o acesso à internet e melhorar lazer dos cidadãos nas áreas públicas. A prefeitura não disponibilizará nenhum recurso para a viabilização do projeto.

“Esperamos que o Wi-Fi também seja a porta de comunicação da Prefeitura para propagar suas campanhas, compartilhar os resultados e divulgar todas as suas ações, que não são poucas. Esperamos ainda que a internet livre venha fortalecer as ações de estímulo à cultura digital na cidade e promova uma ocupação cada vez maior dos nossos espaços públicos, não somente para a proteção, mas principalmente para a fiscalização de nossas áreas verdes, para que não sejam depredadas”, justificou Paulo Ribeiro, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Com informações de Prefeitura de Montes Claros.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Jean Michel Skaleé

Prefiro pagar pra usar dados do que Wifi público, ainda mais no celular onde tenho acesso a contas bancárias e cartões.

Cidade - UF
Marechal Candido Rondon -PR