WhatsApp impõe novo limite para envio de mensagens

Objetivo é reduzir a disseminação de fake news durante a pandemia da Covid-19.

A partir desta terça-feira, 7, o WhatsApp está impondo uma restrição para o encaminhamento de mensagens, com o objetivo de reduzir a disseminação de informações falsas sobre o novo coronavírus. A medida vale para usuários em todo o mundo.

Desde o ano passado, o Facebook, proprietário do WhatsApp, já tinha imposto um limite máximo de encaminhamento de mensagens para 5 pessoas de forma simultânea. A iniciativa foi uma resposta à proliferação de fake news durante as eleições dos Estados Unidos, Brasil, entre outros países.


Agora, após encaminhar uma mensagem para cinco contatos ou mais, ela só poderá ser enviada novamente para uma pessoa por vez.

“Acreditamos que é importante diminuir a propagação dessas mensagens para manter o WhatsApp um lugar para uma conversa pessoal”, disse o comunicado publicado pela empresa.

VIU ISSO?

–> WhatsApp anuncia iniciativa para reduzir tráfego de internet

–> WhatsApp, Messenger e Instagram correm o risco de sair do ar

–> WhatsApp impulsiona capacidade durante pandemia

Além disso, o app de mensagens instantâneas está testando um novo recurso que permite que o usuário possa pesquisar na internet sobre o texto ou vídeo que receberam, para obter mais contexto sobre o assunto e identificar mais facilmente informações falsas.

Além de interferir em processos eleitorais, a disseminação de fake news tem provocado até mesmo mortes. Em 2018, por exemplo, 5 turistas foram assassinados na Índia, após boatos se espalharem pelo WhatsApp de que estrangeiros estariam raptando crianças no país.

Neste último fim de semana, manifestantes destruiram equipamentos de operadoras do Reino Unido, após notícias falsas serem compartilhadas afirmando que o 5G seria o responsável pela pandemia da Covid-19.

Atualmente, o WhatsApp possui mais de 2 bilhões de usuários.

Com informações de TechCrunch.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
3 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Tauan Fontoura

Só uma coisa.
“A iniciativa foi para tentar barrar o crescimento dos políticos de direita pelas redes sociais, já que nas mídias tradicionais fazem campanha para a esquerda mundialmente”.

Essa é a verdade.
Falam essa desculpa das notícias falsas, mas todo mundo sabe que é mentira.

Felizmente não deu certo o objetivo.

Cidade - UF
Porto Velho RO
Christopher

Que?!

Cidade - UF
Goias
Felipe

KKKKK culpe a direita por espalhar noticias fakes entao e os que recebem por nao pesquisar os fatos e ja sair compartilhando como se fosse verdade, neste tempo da quarentena so vi piorar as fakes news ja que o povo ta tudo desocupado em casa.

Cidade - UF
Goiania - GO