13/03/2024

WhatsApp impõe novo limite para envio de mensagens

Objetivo é reduzir a disseminação de fake news durante a pandemia da Covid-19.

A partir desta terça-feira, 7, o WhatsApp está impondo uma restrição para o encaminhamento de mensagens, com o objetivo de reduzir a disseminação de informações falsas sobre o novo coronavírus. A medida vale para usuários em todo o mundo.

Desde o ano passado, o Facebook, proprietário do WhatsApp, já tinha imposto um limite máximo de encaminhamento de mensagens para 5 pessoas de forma simultânea. A iniciativa foi uma resposta à proliferação de fake news durante as eleições dos Estados Unidos, Brasil, entre outros países.

Agora, após encaminhar uma mensagem para cinco contatos ou mais, ela só poderá ser enviada novamente para uma pessoa por vez.

“Acreditamos que é importante diminuir a propagação dessas mensagens para manter o WhatsApp um lugar para uma conversa pessoal”, disse o comunicado publicado pela empresa.

VIU ISSO?

–> WhatsApp anuncia iniciativa para reduzir tráfego de internet

–> WhatsApp, Messenger e Instagram correm o risco de sair do ar

–> WhatsApp impulsiona capacidade durante pandemia

Além disso, o app de mensagens instantâneas está testando um novo recurso que permite que o usuário possa pesquisar na internet sobre o texto ou vídeo que receberam, para obter mais contexto sobre o assunto e identificar mais facilmente informações falsas.

Além de interferir em processos eleitorais, a disseminação de fake news tem provocado até mesmo mortes. Em 2018, por exemplo, 5 turistas foram assassinados na Índia, após boatos se espalharem pelo WhatsApp de que estrangeiros estariam raptando crianças no país.

Neste último fim de semana, manifestantes destruiram equipamentos de operadoras do Reino Unido, após notícias falsas serem compartilhadas afirmando que o 5G seria o responsável pela pandemia da Covid-19.

Atualmente, o WhatsApp possui mais de 2 bilhões de usuários.

Com informações de TechCrunch.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários