Oi pretende oferecer suporte ao eSIM até julho

Enquanto isso, Claro já oferta a ativação do chip virtual de forma remota.

A oferta de aparelhos compatíveis com a tecnologia eSIM ainda é pequena no Brasil, mas as principais operadoras do país já oferecem suporte à nova tecnologia.

Com exceção da Oi, todas as principais operadoras do país (Claro, TIM e Vivo) possuem procedimentos de ativação do chip virtual para os seus clientes.


Entretanto, a Oi acaba de anunciar em primeira mão ao Minha Operadora que pretende fazer o lançamento do suporte ao eSIM até julho deste ano.

A Oi informou que está pronta para disponibilizar a tecnologia em suas lojas próprias. O eSIM estará disponível para todos os planos da Oi (pré-pago, controle e pós-pago), para os aparelhos que possuem suporte para essa tecnologia.

Enquanto a Oi se prepara para oferecer o suporte ao eSIM, outras operadoras já estão bem adiantadas na tecnologia

A Claro, por exemplo, já oferece a possibilidade de fazer a ativação do eSIM de forma remota.

Os clientes interessados nessa ativação pode fazê-la pela central de atendimento da Claro, no número 1052. Basta ligar e solicitar o serviço. Por meio de um link enviado pela operadora, o cliente realiza o upload dos documentos necessários para a ativação (CNH ou RG, por exemplo).

Após a análise dos documentos, a Claro disponibiliza ao cliente o e-chip (QRcode) por e-mail.

A tecnologia eSIM da Claro está disponível para todos planos de voz da operadora.

VIU ISSO?

–> Como ativar o eSIM no Android e no iPhone?

–> eSIM: tudo sobre o sucessor do chip tradicional de celular

–> Xiaomi está desenvolvendo um novo tipo de chip de operadora

Na TIM, o processo de ativação é feito nas lojas físicas. Entretanto, a operadora afirmou ao Minha Operadora que funcionalidade ainda está sendo desenvolvida para ativação remota.

O chip virtual está disponível apenas para os clientes dos planos controle e pós-pago da TIM.

O Minha Operadora também entrou em contato com a Assessoria de Imprensa Vivo para que ela esclarecesse o seu suporte ao eSIM e a possibilidade de ativação remota para os seus clientes, mas a companhia não demonstrou interesse em responder.

[ATUALIZAÇÃO – 10/06/2020 15h32]:

Diante dos questionamentos de vários leitores, alegando que não conseguiram fazer a ativação remota do eSIM pela central de atendimento da Claro, o Minha Operadora entrou novamente em contato com a empresa de telefonia, para que fosse esclarececido o procedimento anteriormente anunciado.

Em nova nota, a Assessoria de Imprensa da Claro afirmou que, com a reabertura gradual dos estabelecimentos, a ativação remota ficará disponível apenas para aqueles clientes que não possuem lojas físicas em sua proximidade.

Segue a nota na íntegra:

“Com a reabertura gradual do comércio em alguns municípios do Brasil, o cliente da Claro é encaminhado por meio da central de atendimento 1052 à loja mais próxima de sua residência para ativar a tecnologia eSIM.

Todos os estabelecimentos da operadora funcionam seguindo orientações de segurança determinadas por órgãos responsáveis para proteger clientes e colaboradores.

Caso não haja loja disponível, a ativação é realizada pela central de atendimento 1052. Já novos clientes podem adquirir a tecnologia eSIM da Claro ao comprar smartphone compatível com a tecnologia no site da operadora.”

Em nota anterior, datada de 1º de junho de 2020, a operadora afirmava que “A Claro atende todos os clientes interessados na ativação do eSIM por meio da central de atendimento 1052.”

Com informações de Assessorias de Imprensa Oi, Claro e TIM.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
25 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
nelcimar F

Oi vc olha aqui pra balsas.
Tenho um chip da antiga Amazônia celular quantos anos ja fas. E só piora.

Cidade - UF
Balsas/ma
Edvard Feitöösa Guina Desu

Cara, você assim como eu já não está satisfeito com a vivo? Por que insistir em uma operadora que não faz investimentos na cidade desde 2011? Deixa eles quebrarem e seja feliz onde está. Eu já insisti durante 1 ano pra eles implementarem o 4G aqui porém NADA vai convencê-los de um fazer. É só esperar a boa vontade mesmo.

Cidade - UF
Balsas - MA
Vando Araujo

Só veja a OI fazendo investimentos ( mesmo que seja pouco), será que a mesma irá ser vendida mesmo?

Cidade - UF
LAGARTO - SE
Eurípedes Da Silva

Acho que já foi vendida. As mvnos que usam a rede da Tim por exemplo, começam a oferecer a rede da Oi também. É o caso da InterCel, que usa a rede da Tim/Oi

Cidade - UF
Vitória - ES
Vando Araujo

Ela só pode vender depois dessa reunião que iram fazer esse mês.

Cidade - UF
LAGARTO - SE
Victor

A TIM disponibiliza o eSim para o Pré Pago, pois sou cliente Pré e tenho eSim no meu iPhone.

Cidade - UF
Porto Alegre - RS
Vinícius Guerra

Eu queria entender realmente se a Oi será mesmo vendida ou foi só especulação?

A Oi precisa melhorar substancialmente a sua rede, se ela conseguir fazer isso, ela aos poucos poderá se reerguer, mesmo que lentamente. Se eu fosse o presidente da Oi, faria apenas uma boa parceria com a Vivo nas redes 3G e 4G, daria um salto fantástico de qualidade.

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Joy Smith

Alguém sabe o procedimento pra ativar na Claro sem ir em loja física ? Liguei agora no 1052 e me disseram que não há como realizar remotamente.

Cidade - UF
Goiânia
Vando Araujo

Eu tentei também e sem sucesso. hehe

Cidade - UF
LAGARTO - se
Gabriel Ramos

Também tentei fazer aqui, sem sucesso. Sou Combo Multi, liguei 3x, passei por diversos setores e todos disseram que não dava.

Cidade - UF
São Paulo - SP
Marcos Nascimento

A oi. Foi a primeira operadora da minha cidade numa epoca que so tinha celular quem era rico 10 anos ou mais depois todas as outras ja tem sinal 4g mas a oi insiste em permanecwr no 2g pra mim a oi ja morreu faz tempo nao basta ter planos vantajosos se nao tem sinal pra voce usar tudo o que a operadora oferece o 2d e tao ruim que e mais facil mandar sinal de fumaça parabens pra oi esta no caminho certo

Cidade - UF
Simao dias -se
Maicon Almeida

Não consegui fazer a ativação
A equipe do 1052 me informou que não faz ela ativação por lá e a loja mais próxima fica a 200 km da cidade

Cidade - UF
PR
TarlanD

Bem, se a Claro está realizando esta ativação remotamente… pelo menos os 3 atendimentos que tentei no numero informado todos me mandaram ir a uma loja fisica. Então… acho que a Claro ta é no escuro.

Cidade - UF
Arapiraca - AL
Igor Carvalho

Não sei no seu estado, mas em Sp vc entra no site do shop mais próximo ou de sua preferência tem um esquema de Drive thru onde vc conversa com o pessoa da loja por WhatsApp e faz o procedimento .

Cidade - UF
São Paulo
Vando Araujo

Só que você precisa ir buscar na loja.

Cidade - UF
LAGARTO - SE
TarlanD

Sim. O problema é que na minha cidade nem loja oficial tem, então..

Cidade - UF
Arapiraca - AL
Vando Araujo

Só esquecerem de comunicar aos atendentes, rs! Pq nenhum deles sabem/querem fazer isso, a resposta é sempre a mesma, vá até uma loja da CLARO.

Cidade - UF
LAGARTO- SE
fabio

Liguei no 1052 e me passaram esse numero 11932002121 mas não obtive sucesso.

Cidade - UF
Belo horizonte MG
Vando Araujo

Hoje resolvi tentar mais uma vez fazer a ativação remota pelo 1052, e tive sorte, um atende soube fazer o trabalho dele, pesquisou sobre o assunto e abriu um chmado, irei receber um link para enviar meus documentos e após a analise desses documentos iram me enviar o QRCODE por e-mail.

Cidade - UF
lagarto-se
TarlanD

E ai amigo, conseguiu receber seu e-sim?

Cidade - UF
Arapiraca - AL
Vando Araujo

Ainda estou no aguardo, acredita? kkk

Cidade - UF
LAGARTO-SE
TarlanD

Nossinhora! kkkkkk
Pior que também estou no aguardo desde a semana passada. Já vi que é melhor esperar dormindo pra não cansar. E olhe lá se eles atenderem a solicitação.

Cidade - UF
Arapiraca - AL
Vando Araujo

Melhor mesmo kk. pode esquecer que um dia eles enviam, ngm sabe quando ou se realmente iram enviar.

Cidade - UF
LAGARTO-SE
Matheus Lins 🌹

Isso não passou de um boato, procurei a Oi, e fui informado pelos chefes do setor de atendimento que a operadora não pretende e não está oferecendo suporte ao e-SIM.

Cidade - UF
Ouricuri-PE
Vando Araujo

E você acreditou? Rs
Eles quase nunca sabem de nada.

Cidade - UF
Lagarto- se