09/04/2024

China Mobile instala antena 5G no Monte Everest

Escaladores já podem acessar internet diretamente da montanha mais alta do mundo.

A China Mobile, em parceria com a fabricante Huawei, anunciaram a instalação da estação base 5G mais alta do mundo, no Monte Everest. A antena permite que os escaladores possam se conectar à internet em uma rede de alta velocidade.

As duas gigantes chinesas instalaram antenas no acampamento base do Monte Everest, a uma altitude de 5.300 metros, no acampamento de transição (5.800 metros) e no acampamento avançado (6.500 metros).

A manutenção e a otimização da rede ocorrem 24 horas por dia, 7 dias por semana, por uma dúzia de especialistas no acampamento base, para garantir a conectividade.

A Huawei utilizou a sua estação base compacta e altamente integrada, facilitando o processo de implantação e instalação. O equipamento é indicado para ambientes extremos, como é o caso do Monte Everest.

Na altitude de 5.300 metros, a velocidade de download de 5G excedeu 1,66 Gbps. A velocidade de upload ultrapassa os 215 Mbps.

Antes da conexão 5G, os escaladores em altitudes elevadas utilizavam telefones via satélite para se comunicar com os acampamentos.

VIU ISSO?

–> China Mobile deveria comprar a Oi?

–> Lucro da Huawei aumenta 7,3% no primeiro trimestre de 2020

–> Brasil publica regras que beneficiam a Huawei

A conectividade auxiliará nas atividades de escalada, pesquisas científicas, monitoramento ambiental e transmissões ao vivo em alta definição.

“A Huawei acredita firmemente que a tecnologia significa melhorar o mundo. A beleza do Monte Everest pode ser exibida através de vídeo de alta definição 5G e experiência em RV, que também fornece mais insights para alpinistas, cientistas e outros especialistas da natureza”, diz o comunicado da fabricante chinesa.

O cume do Monte Everest está a 8.848 metros acima do mar e é considerada a montanha mais alta do mundo.

Com informações de Telecoms e Assessoria de Imprensa Huawei.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários