25/04/2024

Plataforma de monitoramento das operadoras já está disponível

Governos terão acesso às informações para controle da pandemia do COVID-19; entenda como funciona.

Mapa de calor mostrado pelo SinditeleBrasil
Imagem: Mapa de calor mostrado pelo SinditeleBrasil

Os prometidos “mapas de calor” disponibilizados pelas operadoras para o governo federal já estão disponíveis. Foi criado um site para que seja possível acompanhar o índice de isolamento social em cada localidade do país e reforçar as orientações, caso seja necessário.

Há algumas semanas, conversamos com o Sinditelebrasil sobre o projeto na última reportagem especial do Minha Operadora. Na ocasião, Marcos Ferrari, presidente do sindicato das operadoras, explicou que se trata de uma iniciativa totalmente voluntária das empresas, em contribuição ao combate e medidas preventivas contra a COVID-19.

A plataforma ficou pronta na terça-feira, 21 de abril, e utilizará dados das redes móveis de cada operadora para medir quantas pessoas cumprem ou não o isolamento social recomendado para conter o número de contágios.

O desenvolvimento ficou a cargo da ABR Telecom e todos os municípios e estados poderão solicitar o serviço, contanto que tenham mais de 500 mil habitantes. Regiões como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Goiás e Distrito Federal já manifestaram interesse.

VIU ISSO?

–> Somos rastreados pelas medidas de combate ao COVID-19?

–> Governo vai rastrear celulares com a ajuda das operadoras

–> Operadoras enviaram mais de 106 milhões de SMS sobre a Covid-19

Será possível ter acesso aos dados por meio de uma página na web, tudo com muita facilidade para os governantes que precisam entender os dados e aplicar medidas de segurança para proteger a população.

Para explicar a delicada questão da privacidade, o Sinditelebrasil sempre destacou que é um serviço quantitativo, com dados estatísticos. Como se fosse uma verdadeira catraca de metrô, onde as pessoas só passam e o equipamento contabiliza a quantidade.

O serviço tem duração limitada e será oferecido pelo em que perdurar o estado de calamidade pública no país.

Com informações de Olhar Digital

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários