Bolsonaro autoriza TVs a utilizarem a multiprogramação

Devido a pandemia da Covid-19, emissoras poderão oferecer conteúdos simultâneos em até quatro faixas de programação.

Por meio do Decreto nº 10.312, publicado no último sábado, 4, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, liberou o uso da multiprogramação para todas as emissoras comerciais e educativas brasileiras pelo período de 12 meses.

A multiprogramação é um recurso da TV digital, que permite que um canal possa transmitir até 4 programações diferentes e simultâneas. Até o momento, o sistema só podia ser utilizado por órgãos e entidades governamentais, como a TV Brasil, TV Câmara, TV Senado e TV Justiça.


A ampliação do escopo da multiprogramação é motivada pelo surto do novo coronavírus, oferecendo conteúdos extras para a população que está em casa, em quarentena.

Segundo o decreto, os canais de TV poderão utilizar o recurso para veicular conteúdo específico de educação, ciência, tecnologia, inovação, cidadania e saúde. Além disso, as entidades e empresas terão que realizar convênios com a União, estados e municípios.

VIU ISSO?

–> Bolsonaro quer mudar regras de concessão de TV

–> TVs pedem suspensão de pagamento por transmissões via satélite

–> Reclusão domiciliar aumenta audiência da TV por assinatura

Ao celebrar o convênio com as administrações públicas, as emissoras terão 30 dias para notificar Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) sobre a intenção de utilizar a multiprogramação.

“A medida faz parte do esforço do MCTIC para permitir o acesso da sociedade à educação nesse período. Momentaneamente, as emissoras de TV poderão ter até quatro canais de programação para oferecer o conteúdo previsto no decreto”, afirma Elifas Gurgel, secretário de Radiodifusão do ministério.

Com informações de Assessoria de Imprensa MCTIC.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários