Início5GComeça a operação 5G no Japão

Começa a operação 5G no Japão

Novidade no país deve ajudar a impulsionar venda de smartphones compatíveis com a tecnologia.

Nesta semana, as maiores provedoras de internet do Japão passarão a utilizar tecnologia 5G. Com isso, o recurso já fica disponível para o consumidor final no país, que poderá desfrutar da mais potente conexão móvel da atualidade.

Entretanto, o começo é limitado já que a conectividade de quinta geração estará viabilizada apenas em grandes cidades como Tóquio, Osaka e Sapporo, mas é um processo natural até que outras cidades recebam o aporte.

O primeiro serviço foi lançado na última quarta-feira, 25, pela gigante NTT Docomo. As concorrentes também darão início às operações com a tecnologia e assim o país conseguirá se igualar aos Estados Unidos, Coreia do Sul e China na adoção.

Com o 5G, a experiência de navegação para cada usuário é completamente fortalecida. Especialmente quando assunto são as trocas em alta velocidades e enormes quantidades de dados.

VIU ISSO?

–> Agência dos Estados Unidos aprova projeto polêmico sobre o 5G

–> Novos recordes de velocidade são registrados no 5G

–> Anatel pretende realizar evento sobre o 5G

Um filme de duas horas pode ser baixado em apenas três segundos. Com um 4G em alta velocidade, o tempo médio é de cinco minutos.

A previsão é que a nova conexão móvel chegue nas províncias japonesas até 2021, um prazo curto se formos considerar o cenário mundial da tecnologia.

Muito além de uma evolução do 4G, a quinta geração é vista como uma verdadeira revolução industrial, que vai viabilizar o surgimento de novas indústrias, digitalizar cidades e transformar a vida cotidiana.

O Brasil segue com previsão para realizar um leilão de frequência em 2021, mas a possibilidade de o evento ocorrer ainda em 2020 não foi descartada.

Com informações de ÉPOCA Negócios

Anderson Guimarães
Jornalista com seis anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
CONTEUDO RELACIONADO

1 COMENTÁRIO

Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários

MAIS POPULARES