27/03/2024

Aplicativo denuncia conteúdo impróprio na TV por assinatura

Iniciativa engloba também TV aberta, streaming e diversos outros meios de comunicação.

Ilustração - Criança
Imagem: Pixabay

Colocar uma criança na frente da TV pode ser fácil para os responsáveis, afinal, elas estarão distraídas e sossegadas. Entretanto, os perigos existem e há o risco de todas estarem expostas a uma série de conteúdos inadequados.

Ter acesso a coisas impróprias pode desencadear em comportamentos agressivos, ansiedade, medo, concepções errôneas sobre a violência real e sexualização precoce.

Em combate a isso, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ FIOCRUZ) desenvolveu o aplicativo “EU FISCALIZO” para que mães, pais, responsáveis ou pessoas que possuam autoridade sobre um menor possa denunciar a exibição de um conteúdo inadequado.

O projeto tem autoria de Claudia Galhardi, pesquisadora de Pós-Doutoramento da Fiocruz. Ela explica que a ideia surgiu a partir da preocupação com a qualidade da TV, dos meios de comunicação e entretenimento.

VIU ISSO?

–> COMPARATIVO: Saiba qual é a melhor TV por assinatura do Brasil

–> Streaming pode matar a TV por assinatura em 2020?

–> TV por assinatura perde assinantes pelo 5º ano consecutivo

“À priori em face da criança e do adolescente. Nós temos vários estudos que trabalham os conteúdos nocivos em face da criança e do adolescente. E no desenvolvimento da pesquisa em pós-doutorado na Fiocruz nós detectamos uma quantidade expressiva de violência na televisão brasileira e com teor sexual”, disse a especialista.

As denúncias são válidas para o streaming, TV aberta e paga, jogos eletrônicos, cinemas, peças de teatro, publicidade e redes sociais.

Galhardi explica também que não se trata de uma plataforma só para denúncias. É um canal de diálogo do cidadão com as instituições. Elogios e recomendações também são bem-vindos, especialmente para quem buscar dicas.

O aplicativo foi feito com parceria do Ministério da Justiça, o Instituto Alana e Coletivo Intervozes.

Até o momento, o download está disponível apenas na Play Store, do Android.

Com informações de EBC

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários