23/04/2024

Japão quer 6G em 2030

Serviço será 10 vezes mais rápido que o 5G.

O 5G ainda não chegou no Japão, mas o país já está planejando criar uma parceria civil e governamental para desenvolver a tecnologia “pós-5G”. A ideia é que até 2030 o 6G já esteja disponível para os japoneses.

O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão está se reunindo com representantes das empresas NTT Docomo e Toshiba para discutir estratégias e metas de desempenho da futura conexão móvel. Também participam do comitê a Universidade de Tóquio e o ministro de assuntos gerais, Takao Sanae.

A ideia é utilizar o desenvolvimento da tecnologia 6G com recursos públicos e atingir velocidades 10 vezes mais rápidas do que o registrado no 5G. A rede futura permitirá, por exemplo, a transmissão de imagens estereoscópicas de indivíduos em salas de conferência ou que robôs conectados cuidem de pessoas.

As patentes criadas com os novos padrões de comunicação podem gerar enormes lucros com a venda de equipamentos e softwares. No entanto, será necessário pensar novas medidas de segurança para impedir o roubo e a violação de dados, além da redução do consumo energético.

VIU ISSO?

–> Com 5G atrasado, Brasil já estuda protocolo do 6G

–> Marcos Pontes joga 5G para 2022 em nova previsão

–> 5G da TIM ultrapassa velocidade de 2 Gigabit por segundo

Além do Japão, China, Coreia do Sul e Finlândia também estão investindo em pesquisa e desenvolvimento da rede 6G.

Enquanto os Estados Unidos e Coreia do Sul já possuem redes 5G comerciais desde abril de 2019, grandes operadoras japonesas só devem oferecer o serviço para os clientes a partir de março.

Com informações de Nikkei.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários