26/03/2024

Estado brasileiro está com 8 municípios sem 4G

Tecnologia chegou no Brasil há sete anos, mas cerca de 60 mil moradores ainda não desfrutam dos benefícios da nova conexão.

Bandeira de Rondônia
Imagem: Bandeira de Rondônia

Enquanto alguns aproveitam a rápida conexão do 4G há anos, outros sequer conhecem essa realidade. Em Rondônia, cerca de oito municípios ainda não recebem a cobertura da conectividade de quarta geração.

A informação assusta, se levarmos em consideração que a tecnologia chegou no Brasil há exatos sete anos e já se fala em 5G. Entretanto, até chegarmos a uma nova era, a lacuna do 4G ainda precisa ser preenchida.

Segundo levantamento, as cidades que não possuem acesso são Alto Alegre dos Parecis, Cabixi, Cacaulândia, Corumbiara, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Parecis e São Felipe D’Oeste.

Juntos, os municípios totalizam uma população de 60 mil moradores. São regiões que recebem apenas conexão 3G.

VIU ISSO?

–> 4G no Brasil precisa melhorar nas áreas rurais, aponta OpenSignal

–> OFICIAL: Conheça as cidades com 4G de 700 MHz da TIM

–> 4G da TIM já cobre todo o Espírito Santo

No estado de Rondônia, Claro, TIM, Vivo e Oi oferecem 4G em 44 cidades, mas a Claro se destaca como a líder em cobertura, já que atende 38 regiões. A Oi fica em último com apenas oito cidades atendidas.

Apenas cinco cidades possuem sinal 4G de todas as prestadoras de telecomunicações. Já em outros 20 municípios, todos os moradores são dependentes de uma única operadora para ter a conexão da quarta geração.

É uma realidade, inclusive, vivida por diversas cidades afastadas das capitais. Em uma análise da OpenSignal, foi constatado que as zonas rurais contam com sinal de internet duas vezes pior que as áreas urbanas.

Em resposta, as operadoras confirmaram investimentos para ampliar a cobertura 4G. Já a Vivo afirmou que avalia constantemente a possibilidade de ampliação da sua rede, com consideração para a demanda e critérios técnicos.

Segundo um cronograma da Anatel, cidades com menos de 30 mil pessoas devem aderir ao 4G até o fim de 2020.

Com informações de G1

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários