Telecom Italia, dona da TIM, escolhe novo CEO

Ex-CEO, Amos Genish, disse que buscará apoio dos investidores para convocar uma reunião extraordinária de acionistas para contestar as mudanças repentinas.


O italiano Luigi Gubitosi é o novo CEO da Telecom Italia, dona da TIM. O presidente-executivo da operadora foi escolhido no último domingo (18) e sinaliza um movimento mais agressivo do grupo de telefonia.


Gubitosi é ex-chefe do grupo de telecomunicações Wind e atualmente atuava como comissário da Alitalia. Ele irá suceder a Amos Genish, que foi inesperadamente demitido no último dia (13) por causa de desacordo entre os membros do conselho.


Amos Genish chegou a dizer que foi vítima de um golpe do Fundo Elliot, atual controlador da empresa, que, segundo Genish, quer fatiar a TIM.

Na semana passada, no dia do anúncio da saída de Genish, os papéis da companhia chegaram a recuar quase 7%.

Genish, que permanece como diretor do conselho da Telecom Italia, informou que irá procurar apoio dos investidores a fim de convocar uma reunião extraordinária de acionistas para contestar as mudanças repentinas. 

Para que uma reunião seja convocada, é preciso o apoio de 5% dos acionistas.

O ex-CEO da companhia é próximo do principal acionista da operadora, a francesa Vivendi. Em sua gestão, Genish vinha buscando um plano de recuperação de três anos, focando na transformação digital e recuperando as finanças. Seu plano de recuperação era apoiado por 98% dos acionistas em abril.


VIU ISSO?



No entanto, depois que o fundo ativista Elliott retirou o controle da Vivendi, em maio deste ano, alguns diretores indicados pelo fundo queriam que Genish se concentrasse mais na cisão das redes fixas e vendas de ativos, conforme a Reuters.

Genish falou no domingo que cabe a todos os acionistas decidir uma mudança tão drástica e não apenas um grupo limitado de pessoas.

Saindo da reunião do conselho que selou sua nomeação, o novo CEO, Gubitosi, disse que a Telecom Italia tem uma grande história e expertise para “vencer os desafios do mercado, impulsionar a geração de fluxo de caixa, cortar dívidas e examinar com cuidado e acelerar o projeto para a criação de uma única rede.”

O desdobramento proposto pela Elliott poderia abrir caminho para a criação de uma única empresa de infraestrutura de banda larga, combinando a rede da Telecom Italia com a Open Fiber, menor rival de banda larga apoiada pelo estado,.

Genish disse que apoiaria a ideia de uma cisão de rede e uma fusão com a Open Fiber, desde que a Telecom Italia estivesse no controle da entidade resultante da fusão.

Conforme a Reuters, a Vivendi votou contra Gubitosi, dizendo que caberá aos acionistas decidir qual é o conselho certo para implantar a estratégia futura da Telecom Italia.

Atualmente, a TIM está sobrecarregada com 25 bilhões de euros de dívida líquida.

COMPARTILHAR EM:

COMENTÁRIOS MAIS BEM AVALIADOS DO MÊS

55

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

48

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

42

Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
  • 20/06/2020 by Tauan Fontoura

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

COMENTÁRIOS RECENTES DE TODO O SITE

Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Master

Caramba que novela, no Brasil ainda precisam melhorar muito, mostrar numeros de maior cobertura não se serviço não funciona direito, vamos ver os próximos capítulos.