Provedores se unem para restaurar internet no Tocantins

Queda de cinco torres de transmissão comprometeu 27 cidades do Tocantins e teve efeitos em 18 estados.

Equipe da Zap Telecom
Imagem: PontoISP

O ditado é clichê, mas eficiente. A união realmente faz a força. Prova disso é o que ocorreu no Tocantins. Um verdadeiro mutirão de 15 ISPs (fornecedores de acesso à internet) trabalhou para restaurar a internet do local, que foi comprometida após a queda de cinco torres de transmissão, por qual passavam a rede da Eletronet (OPGW).

As ISPs concluíram o lançamento de um cabo aéreo para retomar o acesso. Aureliano Arantes, diretor da Zap Telecom, explica que são 45 km de fibra na margem da BR-153. Foram 36 horas de trabalho embaixo de sol e chuva, tudo para recompor o serviço para os tocantinenses.


Ao todo, 27 cidades do Tocantins foram comprometidas, mas a queda das torres impactou também 18 estados. Na lista, está o Nordeste, por onde passa a rede da Eletronet.

VIU ISSO?
Eletronet amplia atendimento a provedores com novo serviço
Procon de Tocantins abre processo coletivo contra a Claro
Oi investiu mais de R$ 43 milhões no Tocantins em 2018

O problema foi causado por uma forte ventania em Nova Rosalândia. O fenômeno climático afetou também diversas residências.

Depois do ocorrido, a companhia pediu um prazo de 15 dias para recompor a linha e o mutirão de 15 provedores se formou para a realização do trabalho. Arantes explicou que não era possível esperar esse tempo todo, os clientes precisavam ser atendidos.

A fibra lançada recompõe o anel da Eletronet e vai reativar o serviço de internet para o Tocantins e os demais estados afetados. O problema afetou até mesmo o governo local, que ficou impossibilitado de emitir notas fiscais por três dias, além da paralisação dos serviços básicos.

A Eletronet prestou apoio e prometeu arcar com boa parte dos custos.

Com informações do PontoISP

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários