Provedores se unem para restaurar internet no Tocantins

Queda de cinco torres de transmissão comprometeu 27 cidades do Tocantins e teve efeitos em 18 estados.

Equipe da Zap Telecom
Imagem: PontoISP

O ditado é clichê, mas eficiente. A união realmente faz a força. Prova disso é o que ocorreu no Tocantins. Um verdadeiro mutirão de 15 ISPs (fornecedores de acesso à internet) trabalhou para restaurar a internet do local, que foi comprometida após a queda de cinco torres de transmissão, por qual passavam a rede da Eletronet (OPGW).

As ISPs concluíram o lançamento de um cabo aéreo para retomar o acesso. Aureliano Arantes, diretor da Zap Telecom, explica que são 45 km de fibra na margem da BR-153. Foram 36 horas de trabalho embaixo de sol e chuva, tudo para recompor o serviço para os tocantinenses.


Ao todo, 27 cidades do Tocantins foram comprometidas, mas a queda das torres impactou também 18 estados. Na lista, está o Nordeste, por onde passa a rede da Eletronet.

VIU ISSO?
Eletronet amplia atendimento a provedores com novo serviço
Procon de Tocantins abre processo coletivo contra a Claro
Oi investiu mais de R$ 43 milhões no Tocantins em 2018

O problema foi causado por uma forte ventania em Nova Rosalândia. O fenômeno climático afetou também diversas residências.

Depois do ocorrido, a companhia pediu um prazo de 15 dias para recompor a linha e o mutirão de 15 provedores se formou para a realização do trabalho. Arantes explicou que não era possível esperar esse tempo todo, os clientes precisavam ser atendidos.

A fibra lançada recompõe o anel da Eletronet e vai reativar o serviço de internet para o Tocantins e os demais estados afetados. O problema afetou até mesmo o governo local, que ficou impossibilitado de emitir notas fiscais por três dias, além da paralisação dos serviços básicos.

A Eletronet prestou apoio e prometeu arcar com boa parte dos custos.

Com informações do PontoISP

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

Deixe um comentário

avatar
  Cadastre-se  
Notificação de