Operação Engodo cumpre mandados contra associação criminosa

Estelionatários falsificaram faturas de telefonia e de serviços de internet; prefeituras de várias cidades estão entre as maiores vítimas.

Foto: Pete Linforth/Pixabay

Nesta terça-feira, 1º, a Delegacia Seccional de Presidente Venceslau-SP, com apoio da polícia civil de Guarapuava-PR, deflagrou operação com o objetivo de coibir crimes de estelionato, falsidade de documentos e lavagem de dinheiro. As informações são do G1.

Cumprindo sete mandados de busca domiciliar e dois de prisão preventiva, na cidade de Guarapuava, a polícia busca provas de que um grupo criminoso está falsificando faturas de telefonia e de internet, alterando códigos de barras e as enviando por e-mail. Em seguida, passam a cobrar por telefone os supostos devedores.


Os boletos e os e-mails falsos são customizados para parecer que foram enviados pelas operadoras de telefonia. Ao pagar a fatura, os valores são direcionados para contas bancárias de pessoas jurídicas que não existem fisicamente.

Segundo o Departamento de Polícia Judiciária do Interior de São Paulo (Deinter), já foram vítimas do golpe as prefeituras das cidades paulistas de Indaiatuba, Itupeva, Ilha Solteira, São João da Boa Vista, Taquarivaí, Silveiras, Divinolândia, Narandiba, Lutécia e Teodoro Sampaio. Em Minas Gerais, as prefeituras de Pouso Alegre e Sabará também receberam as faturas falsas.

VIU ISSO?
–> Polícia Federal deflagra Operação ‘Torre’ contra facção no Ceará
–> Alerta: Golpe do chip de celular afeta cinco mil vítimas
–> Site da Prefeitura de Duque de Caxias (RJ) é hackeado

Além das prefeituras, a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, duas universidades e mais 3 empresas também foram vítimas.

No entanto, acredita-se que esse número seja maior, pois muitos órgãos públicos e empresas não tem conhecimento do golpe.

Os lesados descobrem o crime apenas quando são cobrados pelas empresas de telefonia e internet.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Número de Comentários
0 Número de Respostas
1 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
1 Autores de comentários
Adilson Borges Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Adilson Borges
Colaborador

Se for possível, façam uma matéria sobre o site da Tim que está fora do ar há dias.

Cidade - UF
Três corações - mg