23/04/2024

Operação Engodo cumpre mandados contra associação criminosa

Estelionatários falsificaram faturas de telefonia e de serviços de internet; prefeituras de várias cidades estão entre as maiores vítimas.

Foto: Pete Linforth/Pixabay

Nesta terça-feira, 1º, a Delegacia Seccional de Presidente Venceslau-SP, com apoio da polícia civil de Guarapuava-PR, deflagrou operação com o objetivo de coibir crimes de estelionato, falsidade de documentos e lavagem de dinheiro. As informações são do G1.

Cumprindo sete mandados de busca domiciliar e dois de prisão preventiva, na cidade de Guarapuava, a polícia busca provas de que um grupo criminoso está falsificando faturas de telefonia e de internet, alterando códigos de barras e as enviando por e-mail. Em seguida, passam a cobrar por telefone os supostos devedores.

Os boletos e os e-mails falsos são customizados para parecer que foram enviados pelas operadoras de telefonia. Ao pagar a fatura, os valores são direcionados para contas bancárias de pessoas jurídicas que não existem fisicamente.

Segundo o Departamento de Polícia Judiciária do Interior de São Paulo (Deinter), já foram vítimas do golpe as prefeituras das cidades paulistas de Indaiatuba, Itupeva, Ilha Solteira, São João da Boa Vista, Taquarivaí, Silveiras, Divinolândia, Narandiba, Lutécia e Teodoro Sampaio. Em Minas Gerais, as prefeituras de Pouso Alegre e Sabará também receberam as faturas falsas.

VIU ISSO?
–> Polícia Federal deflagra Operação ‘Torre’ contra facção no Ceará
–> Alerta: Golpe do chip de celular afeta cinco mil vítimas
–> Site da Prefeitura de Duque de Caxias (RJ) é hackeado

Além das prefeituras, a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, duas universidades e mais 3 empresas também foram vítimas.

No entanto, acredita-se que esse número seja maior, pois muitos órgãos públicos e empresas não tem conhecimento do golpe.

Os lesados descobrem o crime apenas quando são cobrados pelas empresas de telefonia e internet.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários