25/04/2024

Empresa fará a gestão de fibra óptica subfluvial na Amazônia

Projeto orçado em 1 bilhão pretende interligar municípios que não possuem banda larga disponível.

Foto: Reprodução

Por meio de licitação, um operador privado será o responsável por fazer a gestão dos 6 mil km de cabos ópticos que levará internet para a região amazônica. Programa Amazônia Integrada e Sustentável (Pais) pretende conectar 52 municípios e tem custo estimado de R$ 1 bilhão. As informações são do TeleSíntese.

A empresa contratada pela Rede Nacional de Pesquisa e Ensino (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), será a responsável por contratar operadoras e fiscalizar a qualidade dos serviços prestados.

O cabo subfluvial será lançado ao longo de todo o Rio Amazonas, ligando Macapá à Tabatinga, próximo da fronteira com o Peru, conectando à rede Belém, Roraima, Rio Branco e Porto Velho.

Em uma parceria com outros países, a rota se conectaria com a Guiana Francesa e a Amazônia Peruana.

VIU ISSO?
–> Projetos podem levar fibra ótica para o Norte e Nordeste
–> Lei do Amazonas proíbe SVA sem autorização do cliente
–> Deputados debatem telefonia móvel e internet no Norte

O Pais é considerado um dos maiores projetos de fibra óptica subaquática do mundo e deve beneficiar quase 4 milhões de habitantes, oferecendo conexões de 100 Gbps.

O projeto é gerenciado pelos ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e é executado pelo exército e empresas especializadas. Ele já tem cabos instalados ao longo dos leitos do Rio Negro e Solimões, além de infraestrutura terrestre.

Ao todo mais de 900 km de cabos fibra óptica já foram instalados.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários