16/04/2024

China e Canadá trocam farpas devido ao 5G da Huawei

A polêmica em relação ao uso de equipamentos de rede da Huawei continua, o Canadá pode ser mais um país a banir a gigante chinesa.


Alguns países, como Japão, Nova Zelândia e Austrália, já deixaram claro que não irão adotar as soluções 5G da Huawei, devido as suspeitas levantas pelos Estados Unidos em relação a um possível esquema de vigilância que a companhia alinhou com o governo chinês. Muitas outras nações estão estudando seguir o mesmo rito, que ganhou força após dois executivos da gigante chinesa terem sido presos no ano passado.


Um dos países que pretende banir as soluções 5G da Huawei é o Canadá, que em dezembro de 2018 prendeu a CFO da empresa chinesa, Meng Wanzhou, a pedidos dos Estados Unidos, por supostas violações de sanções ao irã. A executiva é filha do dono da Huawei, Ren Zhengfei.


Após essa prisão a relação do Canadá com a Huawei e a China passou a ficar conturbada. Representantes de ambos os lados já estão se pronunciando sobre essa tensão.

Segundo a Reuters, Lu Shaye, embaixador chinês, declarou que Se o governo canadense proibir a Huawei de participar da rede 5G, é possível que haja algum tipo de repercussão. Não tenho certeza de como será isso, mas acredito que haverá repercussões”

VIU ISSO?


O ministro da Segurança Pública do Canadá, Ralph Goodale, não perdeu tempo e rebateu a fala de Shaye. “Nós deixamos bem claro que não comprometeremos a segurança nacional, faremos as análises apropriadas e tomaremos a decisão que, em última instância, consideramos a melhor para os interesses do Canadá.
Goodale também disse que avaliações em torno do 5G continuarão sendo feitas, para que se chegue na melhor decisão. Uma forma de justificar essa trava na Huawei é endurecer os testes a serem feitos para conceber o uso de seus equipamentos. 

De acordo com alguns rumores a Alemanha seguiria essa linha, tornando ainda mais rigorosas as exigências de segurança para a construção de sua rede 5G, com o intuito de impedir a entrada de equipamentos da Huawei.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários