18/04/2024

Todos os municípios do Maranhão vão ganhar internet rápida

Incentivo do governo estadual quer universalizar a conectividade no Maranhão a fim de desenvolver melhor o estado.

É oficial! O Governo do Maranhão divulgou a PPP “Internet para Todos”, projeto que engloba manutenção, implantação e operação de rede óptica. Ao todo, serão 6.507 quilômetros de fibra óptica para as 70 maiores cidades e 30 com o menor IDH do Maranhão.

Mayco Pinheiro, presidente da empresa Maranhense de RH e negócios públicos, em declaração para o Tele.Síntese, disse que o estado entendeu que precisava participar desse investimento em prol do seu próprio desenvolvimento.

“O que o estado do Maranhão pretende com a PPP de internet é universalizar o serviço, tendo em vista que a maioria dos municípios são pobres e pouco atrativos para a iniciativa privada investir sozinha”, disse Mayco.

Para o executivo, a internet de alta qualidade possibilitará serviços públicos mais eficientes e uma gama de serviços para beneficiar a população.

VIU ISSO?
– Um Telecom amplia malha de fibra ótica no Nordeste
– Decreto Presidencial enquadra Internet das Coisas como SVA
– Ativação de fibra ótica tem crescimento recorde em maio

A audiência pública já foi realizada e a previsão de lançamento do edital é para o dia 31 de julho.

O cronograma de implementação define um prazo três anos para a operação, mas os lotes anteriores já foram entregues. Portanto, a previsão é que comece em um ano.

Além de atrair a iniciativa privada, o projeto possibilitará pontos de Wi-fi em locais públicos. A previsão é de 500, mas o número pode crescer para 1.600.

Ao todo, serão 1000 links de internet para uso do governo estadual, com possibilidade crescer para 1600. Serviços de internet, VOIP e videoconferência também estão listados no site do projeto. Para maiores informações, basta acessar o site do governo do Maranhão.

Com informações do Governo do Maranhão e Tele.Síntese

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários