20/04/2024

Telefónica abre inscrições para projeto Internet Para Todos

A Telefónica, por meio da plataforma Open Future, abriu inscrições para propostas inovadoras para conectar áreas rurais isoladas ou remotas de qualquer parte do mundo, possibilitando a conexão entre as pessoas e o acesso à internet móvel. Os projetos serão recebidos até o dia 30 deste mês de junho, pelo Call Global 2019 Internet para Todos, que faz parte do projeto de mesmo nome lançado pela operadora no ano passado.

O Internet para Todos é uma importante oportunidade de negócios para a Telefónica em áreas não cobertas pela infraestrutura tradicional e, ao mesmo tempo, um projeto sustentável e responsável para reduzir o fosso digital.

O objetivo desta chamada, lançada no Brasil pela Wayra, hub de inovação aberta da Telefónica, e também globalmente pelas outras áreas de inovação da empresa espalhadas pelo mundo, é explorar soluções sustentáveis para dois desafios: em primeiro lugar, a obtenção de dados reais e confiáveis sobre essas áreas isoladas e radicalmente diferentes do ambiente urbano durante a fase anterior à implantação da banda larga; em segundo lugar, uma vez ampliada a conectividade em ambientes remotos, é necessário acelerar sua adoção e impacto na vida das pessoas. Para isso, buscam-se soluções e serviços digitais para garantir que a conectividade leve valor e impacto ao desenvolvimento das comunidades. A inscrição e o registro de ideias, projetos e startups, assim como todas as informações, encontram-se no Call Global 2019 Internet para Todos.

“Internet para Todos é um projeto de negócios inovador aberto à colaboração com terceiros, empresas e outras organizações que compartilham o objetivo de acabar com o fosso digital, por meio da conectividade. Este é o mesmo espírito colaborativo que caracteriza o modelo de inovação aberta da Telefónica, aqui no Brasil, pela Wayra. Já trabalhamos com diferentes parceiros de tecnologia e agora queremos expandir a estrutura de colaboração para enfrentar os próximos desafios comerciais e de inclusão digital, analisando ideias ou propostas tecnológicas inovadoras”, afirma Renato Valente, country manager da Wayra Brasil.

O projeto vencedor terá um espaço de trabalho à sua disposição por um período de três a seis meses, em qualquer um dos hubs Wayra e Open Future presentes em 11 países, dependendo da disponibilidade e do local mais apropriado. Além disso, serão oferecidos mentoria e acompanhamento aos projetos selecionados, ministrados por membros da equipe Internet para Todos, bem como a divulgação da iniciativa.

Caso a solução proposta seja de interesse comercial e tecnicamente validada pelos especialistas do Internet para Todos, a startup vencedora terá a possibilidade de realizar um Piloto Comercial no valor de até € 100 mil e com duração de 3 a 6 meses. Se o piloto for bem-sucedido, será estudada a possibilidade de incluir o projeto ou produto no catálogo de serviços do Grupo Telefónica.

O Internet para Todos surgiu originalmente como uma iniciativa da Telefónica, que considera a conectividade como um requisito fundamental para acesso às vantagens oferecidas pela digitalização e para o progresso econômico e social das pessoas.

Sob esse modelo de implantação de infraestrutura, economicamente sustentável e aberto à colaboração com outras companhias, a Telefónica do Peru, Facebook, IDB Invest e CAF anunciaram recentemente a criação de uma empresa, Internet para Todos, cuja missão será conectar áreas isoladas do Peru, país onde o projeto se iniciou e já conseguiu conectar mais de 2 mil comunidades em regiões remotas e beneficiar mais de 700 mil pessoas. Agora, a Telefónica procura replicar esse modelo em qualquer lugar do mundo com o mesmo espírito colaborativo, somando soluções abertas, disruptivas e sustentáveis.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários