Claro tem 4G mais veloz do Brasil e TIM a maior disponibilidade

Confira a edição mais recente do ranking da OpenSignal sobre o mercado de redes móveis.

A OpenSignal, divulgou a edição mais recente do seu relatório sobre o panorama das redes móveis 4G. Disponível em diversas regiões, o relatório também engloba o Brasil, garantindo uma visão de como o mercado se encontra no momento. Os dados são apresentados em categorias. As duas operadoras que despontam são Claro e TIM.

O relatório é divido entre 5 categorias: disponibilidade do 4G; experiência de vídeo; velocidade de download; velocidade de upload e latência. 

Confira abaixo o vencedor, de acordo com cada categoria:
Disponibilidade do 4G

A TIM lidera nesse quesito. A operadora oferece o 4G, tratado como LTE pelo relatório da OpenSingal. Os clientes da TIM permaneceram conectados a essa tecnologia em 78,6% do tempo, garantindo pelo menos 10 pontos percentuais acima do seu concorrente direto.

Experiência de vídeo
Como veremos adiante a Claro se mantém na liderança na velocidade de dowload e latência o que explica o quão bem a operadora também se sai no quesito experiência de vídeo. 

Na experiência de vídeo a OpenSignal analisa o tempo de carregamento, engasgos e a resolução, atribuindo-se uma nota entre 0 e 100. A Claro obteve a pontuação 55.7.

Velocidade de download

A Claro ficou bem à frente da concorrência em relação a velocidade de download. A operadora registou a média de 18,8 Mbps, em segundo lugar aparece a Vivo com 13 Mbps. 
No caso desses números está englobado o 3G junto com o 4G. Se levarmos em conta apenas o 4G a liderança da Claro é ainda mais representativa: média de download de 28,1 Mbps, seguido pela Vivo, com 20,9 Mbps.

Velocidade de upload
A Claro também lidera nesse quesito. Registrando 6,3 Mbps, de média, quando unificado o 3G com o 4G, e 9,7 Mbps de média com apenas o 4G. 
Latência

Quando falamos de latência o que está sendo tratado é o tempo de resposta, quanto maior a latência mais a experiência da rede para o usuário fica comprometida. 
A latência mais baixa foi registrada pela Claro, com 68 milissegundos. Porém, diferentemente dos outros quesito, a liderança aqui foi bem apertada. A TIM também está fazendo um bom trabalho, marcando 68.8 milissegundos.

VIU ISSO?


Além de eleger um vencedor em cada categoria o relatório também apresenta uma visão geral de como anda o mercado de redes móveis em determinada região. No caso do Brasil a OpenSiginal diz que em 2018 foi um ano muito ativo para a indústria móvel em nosso pais. Foram registradas grandes melhorias em relação a disponibilidade do sinal 4G e o aumento na velocidade.

As melhorias tem relação direta o uso do 4G na faixa dos 700 MHz. Essa faixa foi liberada para o 4G no Brasil após o desligamento do sinal analógico de TV. O leilão foi realizado em 2014 pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Como o processo é gradual a liberação da frequência ocorre aos poucos. 
Para chegar a esses números a OpenSignal fez mais de 7 milhões de testes em dispositivos de mais de 395 mil usuários, entre 1º de setembro e 29 de novembro de 2018.



About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.

16 Comentários

  1. Que adianta ter 4G mais rápido se não tem cobertura… prefiro ficar com a tim, porque tem cobertura.

    • Na minha região funciona o 4G de todas, então não existe nenhum motivo para as pessoas usarem o 4G lento da TIM. Pra zona rural, a TIM cumpre o papel de inclusão e isso é ótimo, mas em área urbana precisa melhorar muito para chegar perto da Claro. Para ter uma ideia, o 4G da TIM é o pior de todos na cidade de São Paulo (pior até que o da Oi!), segundo o OpenSignal.

    • Em São Paulo, segundo a opensignal, a Tim tem maior disponibilidade de sinal, Upload maior que o Oi, experiência em videos quase empatado com a Claro(que ganhou no teste), e teve média de 13,7 de download , maior que a da Oi que ficou em último neste tópico. A Oi só ganhou da Tim, e de todas as outras em latência… Pare de falar bobagem . https://opensignal.com/reports/2019/01/brazil/mobile-network-experience

    • Sim, como falei tem maior cobertura (disponibilidade). Porém tem uma velocidade baixa, cerca de 10 Mbps abaixo da Claro. E no app do OpenSignal, que mede de forma contínua, a TIM perde em velocidade para Oi por 10Mbps (TIM) a 13 Mpbs (Oi),enquanto a Claro tem quase 30 Mbps. Não existe motivo para usar 4G com velocidade de 3G.

    • Além do mais, Claro e Vivo usam uma tecnologia de 4G mais avançada, o LTE Advanced Pro, que agrega faixas e é mais veloz. Enquanto a TIM usa apenas o 4G convencional na maioria das cidades e LTE-A em poucos locais.

    • Na pesquisa do Opensignal, que eu coloquei o link, a Oi não é melhor que a Tim em São Paulo. A que vc verifica no aplicativo é medido em escala menor, ou seja…talvez onde voce mora a Oi ganha da Tim, lembrando que as medições são compartilhadas por usuários….isso não significa que na cidade de São Paulo inteira a Oi ganha da Tim….isso não existe, e o teste, no qual coloquei o link, mostra isso. Em São Paulo a Tim tem a tecnologia 4,5G , ou 4G+ que , em aparelhos compatíveis, oferece mais velocidade (https://www.tim.com.br/sp/para-voce/cobertura-e-roaming/4g/4g-mais) . Em são Paulo a Oi é pior do que a Tim, é um fato….fatos também, que a Claro ganha em velocidade . Você esta avaliando o sinal da sua região e das que transita, e esta generalizando . São Paulo é bem grande, onde moro por exemplo, a Oi nem sinal 4G pega, acredite.

    • Amigo, esquece a Oi, o fato de você comparar a TIM com a Oi, uma operadora em falência, só mostra que a TIM precisa melhorar muito para poder ser comparada com Claro e Vivo. A TIM infelizmente tem cobertura, mas não tem qualidade.

    • As pessoas tentam embasar algo, sem argumento lógico. A Tim atualmente tem maior cobertura 4G do Brasil, e compartilha redes com a Oi, devido a deficiência desta, e tem contratos com a Surftelecom, que gerencia operadoras virtuais Correios Celular, Veek, Maga+, etc….A Tim foi ruim no passado, atualmente, a pior de todas são, Oi e Nextel , esta última….tem a pior cobertura do Brasil (apesar de apresentar resultados muito bons em capitais)

    • A minha indignação é apenas por colocar que a Oi é melhor do que a Tim em SP…estou nem aí pra ela, relaxa

  2. E ainda tem gente que em pleno 2019 ainda reclama da cobertura da TIM

  3. Sorte de vcs aí em cima. Aqui na minha regiao a tim tem torre ate no burraco mas nao funciona, apenas serve pra mostrar intensidade do sinal. Do que adianta cobertura se não tem qualidade. Internet 4g que mal carrega, ligações q não completam ou falham constantemente, fora o sinal oscilando.

  4. Neste momento o 4g da claro aqui em Paulo Afonso BA tá bem fraco, a cobertura deixa bastante a desejar como disseram o que adianta velocidade se não tem cobertura.

  5. Pra quem vivi viajando, tem que selecionar um que não deixe na mão. Fora disso qualquer porcaria serve .

  6. Não adianta se na cidade que moro não pegar a Claro 4G e só 2G. Vai depender de cada operadora local. E quem viaja por exemplo tem
    que ter a Vivo, pois mesmo sendo a mais cara pega na maioria dos lugares, principalmente aqui no Estado do Espírito Santo onde além das cidades, ganhou várias licitações para expandir sua cobertura na maioria das Áreas Rurais (praticamente quase 100% de todo o Estado).

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*