21/04/2024

Operadoras querem reduzir perda de clientes de TV por assinatura

Para isso, as empresas têm oferecido planos mais atrativos e conexão de banda larga associada a conteúdo de vídeo. 


As operadoras de TV por assinatura têm oferecido aos clientes opções de planos mais atrativos e conexão de banda larga associada a conteúdo de vídeo numa tentativa de frear a perde clientes no setor. Desde 2015, a TV por assinatura perdeu quase 1,3 milhões de assinantes em todo o país.


Essas medidas fazem parte da nova estratégia adotada pelas operadoras para melhorar a rentabilidade


Ao realizar promoções e associar planos de TV por assinatura a banda larga, as empresas querem atrair pessoas que não gostam de TV paga tradicional e aquelas que consideram o custo elevado.

Telefônica e Oi são bons exemplos de operadoras que mudaram suas estratégias. A dona da marca Vivo fechou o ano de 2017 com R$ 44,27 bilhões em receita líquida total. 

Já a Oi ganhou um pouco mais que a metade da receita da concorrente, R$ 23,79 bilhões.

No quesito participação de mercado, as duas estão em disputa acirrada, tendo a Vivo 8,9% e a Oi 8,6% dos 17,8 milhões de acessos realizados em TV paga no país. 


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No entanto, Oi e Vivo vivem um momento oposto em sua trajetória. A Oi, apesar de estar em processo de recuperação judicial, tem adicionado clientes de TV continuamente à sua carteira

Já a Vivo está em situação semelhante dos seus demais concorrentes, perdendo clientes quase todo mês. 

Se essa trajetória se mantiver, em breve a Oi irá ultrapassar a rival e ocupar o 3% lugar no ranking do setor. 

Estratégias


A Telefônica desacelerou o serviço de TV via satélite (DTH, na sigla em inglês) e agora faz a expansão majoritariamente por fibra óptica até a casa do cliente (FTTH), por onde trafega a IPTV.

O sinal de satélite não requer infraestrutura terrestre. Então, na transição entre as duas tecnologias há um período de desaceleração das vendas, explicou o presidente da Telefônica Brasil, Eduardo Navarro, em entrevista ao Valor Econômico.

Já a Oi adotou uma estratégia de dupla tecnologia. Hoje, 99% do serviço de TV é via satélite, mas a diretoria decidiu ampliar os investimentos em FTTH. Assim, a companhia está expandindo a rede de fibra para ampliar a oferta de banda larga.

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