18/04/2024

Vivo instala em Brasília solução sustentável para telefonia móvel

A Telefônica|Vivo ativou ontem sua primeira antena sustentável integrada a site com baixo impacto visual. A antena é afixada nas laterais de postes de iluminação, enquanto os demais equipamentos ficam em caixas subterrâneas. Por suas características diferenciadas, a solução pode viabilizar a instalação das milhares de antenas necessárias à melhoria da qualidade e expansão dos serviços atuais de telefonia celular, bem como para a implantação da rede 4G.
Desenvolvida pela operadora com tecnologia 100% nacional, a nova solução, ao utilizar postes já existentes, evita a construção de novas torres e oferece um visual mais limpo, além de consumir menos energia. Tais fatores conferem à iniciativa da Vivo um alto nível sustentabilidade, contribuindo para superar o impasse hoje existente devido a legislações municipais restritivas, que vêm dificultando a instalação de novas antenas.

Com as antenas fixadas nos postes, os demais equipamentos são instalados em caixas subterrâneas de fiberglass (plástico reforçado com fibras de vidro), o que garante proteção contra a água e outros elementos, além de evitar qualquer tipo de impacto no subsolo.
“Acreditamos que este projeto, além de todas as discussões em andamento para uma lei geral de antenas que sirva de parâmetro aos municípios, contribui para eliminar barreiras normativas de âmbito municipal e assim permitir a instalação dos sites indispensáveis à melhoria e expansão de serviços exigidos pelos consumidores”, diz Antonio Carlos Valente, presidente da Vivo.
Importante destacar a iniciativa do Governo do Distrito Federal que, por meio de recente decreto e, alinhado com a preocupação de garantir as condições para um serviço adequado de comunicação na Copa das Confederações e no Campeonato Mundial, normatizou o uso do espaço público para instalações de novas antenas. Com isso, permite que soluções como esta sejam utilizadas. Por meio desta primeira implantação, é possível comprovar todas as vantagens da solução subterrânea.

Ao longo de 2013, dependendo dos avanços que forem sendo obtidos nas legislações específicas, a Vivo irá instalar cerca de 500 antenas nas principais capitais. O site sustentável tem condições de ser instalado em qualquer lugar do País.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários